"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Coração do Rei D. Pedro IV em exposição na Igreja da Lapa

Foto: Estela Silva/Lusa Foto: Estela Silva/Lusa

A relíquia do rei será mostrada, pela primeira vez, ao público numa vitrine desenhada especialmente para o efeito. A exposição inédita pode ser visitada no próximo fim de semana no Salão Nobre da Irmandade da Lapa.

D. Pedro IV foi sepultado no Brasil, mas quis a paixão pela cidade do Porto, que o seu coração ficasse em Portugal. Agora, a relíquia vai atravessar o Atlântico, naquele que é um regresso simbólico, e onde será atração do bicentenário da independência do Brasil. O coração viaja domingo, depois de estar exposto dois dias na Igreja da Lapa, no Porto, e ficará 20 dias em território brasileiro.

Tendo sido o primeiro imperador do Brasil, foi D. Pedro IV que, no exílio, proclamou a independência do país.

O responsável pela operação é o superintendente Leitão da Silva, comandante da Polícia Municipal do Porto, que realizou uma avaliação científica sobre a viabilidade desta viagem. À Renascença, Leitão da Silva disse que esta é uma operação de segurança inédita, mas nem por isso mais complexa do que outras que realizadas no mundo das artes.

“Temos variadíssimas obras de arte que cruzam os oceanos e que têm as atenções de segurança redobradas quando passam de país para país. Por isso, nesta situação vai-se aplicar os mesmos princípios de segurança.”

O responsável destaca o empenho das autoridades brasileiras, que “têm tratado deste assunto de uma forma extraordinariamente profissional e muito delicadamente têm cumprido todos os pedidos para que a exposição e o transporte sejam feitos da melhor forma”.

Vitrine especial deixa relíquia à altura do coração humano

O comandante da Polícia Municipal do Porto, que vai acompanhar o coração durante os 20 dias, revela que as “autoridades brasileiras disponibilizaram um voo da sua Força Área que virá ao aeroporto Sá Carneiro buscar a relíquia e o expositor”.

O superintendente sublinha que foi realizada uma avaliação científica sobre a viabilidade desta viagem. “Tivemos uma colaboração com a Universidade do Porto e com o Instituto Nacional de Medicina Legal para avaliar o seu estado de conservação e para vermos se estava tudo dentro dos parâmetros normais.”

Além disso, foi pedida uma vitrine especialmente concebida para acomodar o coração de D. Pedro IV, desenvolvida arquiteto Luís Tavares Pereira.

“A própria peça/mesa representa o coração e as quatro cavidades cardíacas”, começa por explicar, acrescentado que o coração estará à altura de um coração no corpo humano, tomando como referência a altura média dos portugueses e dos brasileiros, o que coloca o coração sensivelmente a 1,30m. “Há um simbolismo associado mesmo ao expositor que dará a dignidade que a exposição merece.”

A conceção contemplou como prioritária a integridade dos objetos expostos, bem como montagem, desmontagem, transporte e iluminação.

Quando chegar ao Palácio do Planalto, a relíquia vai ser recebida com honras militares. Depois da cerimónia, o coração é transportado para o Palácio Itamaraty, onde fica em exibição até às comemorações do bicentenário da independência do país, em 7 de setembro. A viagem de regresso ao Porto está marcada para 8 de setembro, prevendo-se a sua chegada no dia seguinte.
Para já, será possível visitar a herança do rei no Salão Nobre da Irmandade da Lapa entre as 10h00 e as 20h00, no sábado, e entre as 10h00 e as 16h00, no domingo.


por Celso Paiva Sol e Carla Caixinha, in Renascença | 19 de agosto de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,749,547