"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Novela gráfica Balada para Sophie adaptada a série de TV

Depois de ter sido nomeada para quatro prémios Eisner, por conta da edição norte-americana, a obra do argumentista português Filipe Melo e do desenhador argentino Juan Cavia vai ser agora adaptada a série de televisão.


A banda desenhada Balada para Sophie, mais recente colaboração entre os autores Filipe Melo e Juan Cavia, vai ser adaptada a série televisiva, em desenvolvimento pela IDW Entertainment, anunciou o site Deadline.

Depois de ter sido nomeada para quatro prémios Eisner, por conta da edição norte-americana (com o selo da Top Shelf e tradução de Gabriela Soares), a novela gráfica Balada para Sophie, do argumentista português Filipe Melo e do desenhador argentino Juan Cavia, vai ser agora adaptada a série de televisão.

Balada para Sophie (Universal International Studios), do músico português Filipe Melo e do artista Juan Cavia, é um conto arrebatador sobre o que acontece quando uma jovem jornalista incita uma super-estrela musical que vive em reclusão a quebrar finalmente o seu silêncio”, descreve o site Deadline.

O livro esteve indicado para os Eisner, conceituados prémios norte-americanos de banda desenhada, nas categorias de Melhor Álbum de BD, Melhor Edição Americana de um Livro Estrangeiro, Melhor Argumentista e Melhor Desenhador.

Esta nova colaboração de Filipe Melo e Juan Cavia convoca para a narrativa um imaginário do cinema, da música e da literatura.

Com mais de 300 páginas, o livro tem como ponto de partida a rivalidade entre dois pianistas franceses, que nos anos de 1930 competem num concurso de jovens talentos.

A história é contada na perspetiva de um dos pianistas, Julien Dubois, que, sabendo-se no fim de vida, procura redimir-se do passado numa longa entrevista com uma jornalista.

Balada para Sophie foi editada em 2020, em Portugal, pela Tinta-da-China, e reeditada em 2021 pela Companhia das Letras, tendo já sido adaptada para teatro, com encenação de Maria João Luís.

A obra já venceu os Prémios Bandas Desenhadas 2020, nas áreas de publicação, argumento e ilustração nacionais, e o prémio de melhor banda desenhada de autor português do festival AmadoraBD, em 2021.

A primeira colaboração literária entre Filipe Melo e Juan Cavia aconteceu já há uma década, quando lançaram o primeiro de quatro volumes de BD das Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy, seguindo-se a novela gráfica Os Vampiros e os dois curtos contos desenhados Comer/Beber.

Balada para Sophie é dedicado a Beatriz Lebre, a jovem estudante universitária de Psicologia e pianista de 23 anos que foi morta em maio de 2020 por um colega da faculdade.


por Lusa e Público | 10 de agosto de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,751,866