"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

António Carlos Cortez vence Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho

Cerimónia de entrega do prémio realizar-se-á no próximo dia 20 de julho, na Biblioteca Ary dos Santos, em Sacavém. O autor vai receber um prémio monetário de 12.500 euros.

Foto: DR


O livro ‘Diamante’, do escritor António Carlos Cortez (D. Quixote) foi distinguido com o Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho.

Na decisão, tomada por unanimidade, o júri, composto por Cristina Robalo Cordeiro, Carlos Mendes de Sousa e José Viale, sublinha “o rico fazer poético” de António Carlos Cortez e justifica a atribuição do prémio com “o exemplar uso do idioma, assim como a inteligência rara na criação a nível de metapoesia, à conceção de belíssimos sonetos, aliás bem na linha clássica não isenta de audaciosa modernidade. De notar também os poemas em prosa, bem como a valorização do jogo sintático, retórico-textual, que já vem da obra anterior do poeta, em especial do seu livro Jaguar”.

A cerimónia de entrega do prémio realizar-se-á no próximo dia 20 de julho, na Biblioteca Ary dos Santos, em Sacavém. O autor vai receber um prémio monetário de 12.500 euros.

Nas anteriores edições, o Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho, distinguiu já os poetas Gastão Cruz, Fernando Guimarães e Nuno Júdice.

O Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores patrocinado pela Câmara Municipal de Loures, destina-se a galardoar anualmente uma obra de poesia em cada ano, em português e de autor português, publicado integralmente e em primeira edição.

António Carlos Cortez, nascido em Lisboa, em 1976, é poeta, ensaísta e crítico literário e é docente de Português e de literatura portuguesa, além de investigador do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM).

Publicou o seu primeiro livro de poesia em 1999. Recebeu o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores em 2011, com o livro ‘Depois de Dezembro’ (Licorne), na categoria de Melhor Livro de Poesia.

Na sua obra destacam-se livros como ‘O Nome Negro’ (2013), ‘Animais Feridos’ (2016), a antologia ‘A Dor Concreta’ (2016) – vencedora do Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes da Associação Portuguesa de Escritores em 2018 –, e ‘Jaguar’ (2019), distinguido em 2020 com o Prémio Literário Ruy Belo e o Prémio de Poesia António Gedeão/FENPROF.


in Renascença, 11 de julho de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,752,129