"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Palácio # 4

O quarto número da publicação Palácio, de Francisco Sousa Lobo, é uma edição Tinta nos Nervos.


A livraria-galeria Tinta nos Nervos apoiou este projeto desde o seu primeiro número, sendo uma das plataformas privilegiadas e a um momento exclusiva da venda desta publicação em Portugal. Desta feita, agimos também como editores deste derradeiro número do projeto individual deste assombroso autor da banda desenhada contemporânea portuguesa.

Francisco Sousa Lobo, depois de algumas primeiras experiências com trabalhos curtos, desde a década de 1980, ganhou um lugar de destaque na produção da banda desenhada autoral com uma impactante série de livros, com um forte cariz político, emocional e de inventabilidade gráfica, e que poderiam mesmo ser lidos, apesar de superficialmente atravessarem vários géneros – reportagem, ficção, ensaio, autobiografia, auto-ficção -, fazer parte de toda uma produção autobiográfica, franca e coesa. É assim que podem ser lidos O desenhador defunto (2013), O cuidado dos pássaros (2015), Deserto/Nuvem (2017), e Gente remota (2021, todos Chili Com Carne) e as inúmeras histórias curtas, publicadas em volumes coletivos, livros a solo ou antologias.

A publicação semi-periódica, em edição de autor, Palácio é um relicário de pequenas peças, quer de ficção quer de curtos ensaios sobre arte, estética e o papel da banda desenhada na esfera social internacional, de que se destaca o longo projeto “Os 40 ladrões”, uma série de entrevistas a cultores e agentes do mundo artístico que cria um diário íntimo das preocupações próprias do autor, que é arquiteto e artista visual de formação, docente em escolas de artes, inclusive com produção crítica.

Palácio 4 inclui a última parte da série “40 ladrões” e a ficção “A descrição do fogo”. Trata-se de uma publicação a preto-e-branco, com 62 páginas, de 28 x 19,6 cm, em capa termocolada. O P.V.P. é de 24 Euros.

Está disponível em simultâneo em algumas livrarias independentes e especializadas por todo o país.

Nota: a Tinta nos Nervos ainda possui alguns exemplares das edições anteriores.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,416,038