"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Jazz no Parque em Serralves sob signo da liberdade, diversidade e criatividade

É a primeira edição do Jazz no Parque após a pandemia e tem a curadoria do saxofonista Rodrigo Amado.

A norueguesa Mette Rasmussen estará em Serralves a 9 de julho com o contrabaixista Ingebrigt Håker Flaten e o baterista Olaf Olsen_Peter Gannushkin


O Parque de Serralves, no Porto, recebe, nos três primeiros sábados de julho, cinco concertos na 31.ª edição do programa Jazz no Parque, este ano dedicado aos valores da liberdade, diversidade e criatividade. O arranque do festival, às 16h na Casa de Serralves, está a cargo de Maria da Rocha “em solo absoluto”, descreve a organização, em comunicado.

O primeiro dos três sábados do Jazz no Parque prossegue às 18h no Ténis do Parque de Serralves com Luís Vicente, que é “cada vez mais um dos nomes incontornáveis da nova improvisação europeia”, como descreve o comunicado. O trompetista vai apresentar-se em quarteto com John Dikeman, saxofonista norte-americano a residir em Amesterdão, o contrabaixista Luke Stewart, destacado pela revista Downbeat como um dos 25 músicos de jazz mais influentes da sua geração, e ainda o baterista Pedro Melo Alves.

A 9 de julho, às 18h, sobe ao palco a norueguesa Mette Rasmussen "celebrada como uma das mais vibrantes e incendiárias improvisadoras europeias” e que tem uma nova banda, Trio North. Mette Rasmussen dedicou grande parte do seu tempo durante a pandemia de covid-19 ao estudo de composição, nomeadamente com Ilan Volkov, tendo como foco a música neoclássica com desvios para o jazz contemporâneo. Em Serralves, vai apresentar-se ao lado do contrabaixista Ingebrigt Håker Flaten e do baterista Olaf Olsen.

Para o último dia do Jazz no Parque, a 16 de julho, estão reservados mais dois concertos: Intimate Strangers de Sara Serpa às 16h no auditório de Serralves e os portugueses Ricardo Toscano, João Barradas e João Pereira às 18h no Ténis.

A 31.ª edição do Jazz no Parque, a primeira no período pós-pandemia, tem como objetivo celebrar os valores da liberdade, diversidade e criatividade.

Para Rodrigo Amado, que este ano assume a programação do festival, os músicos convidados são “artistas que projetam forte a sua própria voz, expandindo as possibilidades da música para gerações futuras” através de “diferentes linhagens estéticas, gerações e nacionalidades, unidas por um traço comum: uma abertura incondicional a diversas linguagens e influências”.


por Lusa e Público | 28 de junho de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,754,870