"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Conhecer a História da Ucrânia é fundamental para compreender o conflito do presente

A Ideias de Ler faz chegar às livrarias de todo o país A Porta da Europa – Uma História da Ucrânia, um livro que permite compreender o conflito entre este país e a Rússia e o papel da nação ucraniana no contexto global.


A autoria é de Serhii Plokhy, “o mais ilustre historiador da Ucrânia” segundo o The Economist, professor na Universidade de Harvard e autor de uma extensa obra sobre a URSS e a utilização de energia nuclear, entre a qual se destacam os premiados Chernobyl e The Last Empire: The final Days of The Soviet Union.

Dos Gregos e Otomanos até à atualidade, passando pelos cossacos, pelo III Reich e, claro, pela União Soviética, o autor explora, cronologicamente e com elevado grau de detalhe, os episódios mais relevantes da História do país, que deram origem às fronteiras hoje disputadas e, sobretudo, à identidade do povo ucraniano. Geograficamente localizado entre o Oriente e o Ocidente – é provável que o topónimo Ucrânia derive da palavra eslava que significava fronteira – este território foi sempre alvo de uma intensa disputa. O trabalho de Serhii Plokhy permite compreender e contextualizar o conflito que se mantém no Donbass desde 2014 e que se espalhou a toda a Ucrânia a partir de 24 de fevereiro.

Ainda que só há poucos anos, e sobretudo nos últimos meses, tenha despertado a atenção do mundo, a Ucrânia tem uma longa história, muitas vezes escondida sob as narrativas dos impérios que reinaram sobre o seu território. Trazê-la à superfície permite explicar não só a guerra, mas também outros momentos relevantes da História do país e do Mundo, como as razões que conduziram à primeira tentativa de impeachment de Donald Trump, a configuração geopolítica da Europa ou as relações entre o Leste e o Oeste.

Editado pela primeira vez em 2015, mas nunca antes publicado em Portugal, A Porta da Europa – Uma História da Ucrânia chega-nos agora numa edição revista e atualizada até 2021.

CRÍTICAS DE IMPRENSA 

«Um estudo seguro e credível que se estende desde o período da Grécia antiga até à atualidade. »
Financial Times

«Uma história acelerada, cheia de indicações e pepitas de informação… Uma forte refutação das arrogantes presunções da corte de Putin de que a Ucrânia, embora intrinsecamente pertencente à mais vasta nação russa, é culturalmente inferior, mais fraca e comprometida. »
Times

«Muito acessível, proporcionando uma história empolgante de um país destinado a ser uma encruzilhada para povos, exércitos, culturas e civilizações.»
Russian Review

SOBRE O LIVRO
A Porta da Europa – Uma história da Ucrânia
Situada entre a Europa Central, a Rússia e o Médio Oriente, a Ucrânia tem sido moldada por diversos impérios ao longo da História – dos Romanos e Otomanos até ao Terceiro Reich e à União Soviética –, que exploraram a nação como uma porta de passagem entre o Ocidente e o Oriente. Talvez por isso, para os ucranianos não será de estranhar a ambição da Rússia contra a integridade territorial do seu país. Para eles, é mais uma página numa longa história de busca pela liberdade.
Neste livro, o conceituado historiador Serhii Plokhy narra os momentos-chave da História da Ucrânia, ligando o passado longínquo à atualidade, no retrato de um país continuamente em luta pela própria soberania. 

Título: A Porta da Europa – Uma história da Ucrânia
Autor: Serhii Plokhy
Tradução: Carla Ribeiro, Carla Santos Vieira, Isabel Sá Reis e Ana Rita Meireles
Páginas: 520
PVP: 22,00€
Ver primeiras páginas 

SOBRE O AUTOR
Serhii Plokhy

Nasceu em 1957 na Rússia, mas passou a infância em Zaporizhzhia, na Ucrânia, para onde a família regressou logo após o seu nascimento.
Licenciado em História e Ciências Sociais pela Universidade de Dnipropetrovsk (1980) e pós-graduado em Historiografia e Estudos de Origem pela Universidade Russa da Amizade dos Povos (1982), recebeu inúmeros galardões e reconhecimentos ao longo da carreira. Entre eles contam-se o Walter Channing Cabot Fellow na Faculdade de Artes e Ciências da Universidade de Harvard (EUA, 2013), o Prémio Antonovych (Ucrânia, 2015) e o Prémio Nacional Shevchenko (Ucrânia, 2018).
Em 2007 foi nomeado o Professor Mykhailo Hrushevsky de História Ucraniana pela Universidade de Harvard, onde é também, desde 2013, diretor do Instituto Ucraniano de Investigação.
É autor de vários livros conceituados, entre os quais The Last Empire: The Final Days of the Soviet Union (em 2015, Prémio Lionel Gelber para o melhor livro de não-ficção em inglês sobre assuntos globais e Prémio Pushkin House para Livro em Russo) e Chernobyl (Prémio Baillie Gifford de 2018). A sua obra encontra-se traduzida para mais de uma dezena de idiomas. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,723,272