"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Custódia desaparecida de D. Manuel I descoberta em Chantilly

Uma das custódias desaparecidas de D. Manuel I é agora exibida no Musée Condé, no Castelo de Chantilly. Testemunho essencial da arte do Renascimento do Portugal, cujo valor histórico e artístico é incalculável, a peça de ourivesaria usada em atos religiosos, tem quase mais 400 anos do que se supunha e esteve mais de um século esquecida numa sala do castelo de Chantilly. 


Para aferir da sua verdadeira origem, a Direção do Museu pediu o auxílio de Philippe Mendes, galerista em Paris e especialista na arte portuguesa do século XVI ao século XIX que, após aturado estudo, concluiu tratar-se afinal de uma das cinco custódias encomendadas por D. Manuel I para a Sé de Braga, e que se julgava perdida.

Restaurada a expensas de Philippe Mendes, a peça passa a rivalizar com a muito conhecida, também do reinado de D. Manuel I, Custódia de Belém atribuída e Gil Vicente, recuperando assim o seu lugar na história e na história da arte portuguesa.

Importa referir que a custódia de prata dourada, de consideráveis dimensões (70 cm de altura), acusou a passagem dos séculos e, antes da espetacular restauração de que foi alvo - num processo liderado por Fabienne dell’Ava, especialista em conservação-restauro de obras em metal - da superfície enegrecida do objeto apenas se conseguia vislumbrar, com dificuldade, as armas de Portugal (esfera armilar).

Finalmente, após, seis meses de restauro, a custódia, ou ostensório, como também esta peça é conhecida, transfigurou-se, revelando ser um espetacular e raro objeto manuelino exposto em Chantilly, integrando os eventos de arte portuguesa a decorrer na capital francesa, no âmbito da Temporada Cruzada entre França e Portugal.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,754,827