"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"À Espera de Bojangles"

O eufórico romance de Olivier Bourdeaut, em que o quotidiano é uma festa mais doce do que a vida real, abrilhanta a coleção romances de guerra e paz.


Um romance cómico, trágico e singular, À Espera de Bojangles marcou, em 2016, a extraordinária estreia literária do escritor francês Olivier Bourdeaut, que, vindo do mais completo anonimato, assombrou o mundo, somando elogios e prémios literários à velocidade de uma valsa rápida. Agora, esta obra extravagante e falsamente ingénua tem uma nova edição em Portugal, traduzida por Rui Santana Brito, que enriquece a novíssima coleção romances de guerra e paz. O livro estará disponível na rede livreira nacional, nas plataformas de distribuição de ebooks e no site da Guerra e Paz Editores.

Nas páginas de À Espera de Bojangles, somos levados a sonhar. Sonhar com uma casa «elegante e espantosa», com pais que se levantassem da cama a dançar «de formas verdadeiramente incríveis» e que organizassem festas, mesmo ao meio-dia, nas quais brindassem os convidados com extravagantes cocktails em flutes e copos bizarros, decorados com guarda-sóis de mil cores e azeitonas. Sonhar com uma infância inundada de riso, na qual fôssemos «pássaros noturnos» e aprendêssemos mais nos serões em festa, a «ouvir mentes brilhantes e a galantear plebeias e marquesas» do que na escola.

Esta é uma história contada por uma criança. O filho de um casal excêntrico que vive um amor louco e que se recusa teimosamente a contentar-se com a realidade, preferindo inventar fantasias, à beira-mar espanhola, ao som de Mr. Bojangles, de Nina Simone. Uma fantasia em que o quotidiano é uma festa mais doce do que a vida real.

Nunca a expressão «amor louco» foi usada com tanta propriedade como neste livro de Bourdeaut, em que se sente o otimismo das comédias de Frank Capra, aliado à fantasia d'A Espuma dos Dias, de Boris Vian. A isso o autor junta uma escrita fotográfica em que cada palavra parece ter sido cuidadosamente selecionada pelo autor para rimar com a frase seguinte. Como escreveu o jornalista francês Bernard Pivot, este é «um primeiro romance de uma loucura tanto mais irresistível quanto é inteligente e cheia de mestria. Uma escrita falsamente simples, na verdade cheia de arabescos, de fórmulas admiráveis, de felizes achados de estilo. O leitor entra também na festa».

Traduzido em mais de 30 línguas, À Espera de Bojangles, vendeu quase um milhão de exemplares em todo o mundo e tem vindo a ser aplaudido não só pelos leitores, mas também pela crítica. A obra venceu os prémios Grand Prix RTL – Lire, Le Roman des étudiants France Culture – Télérama e Prix roman France Télévisions, foi adaptada para banda desenhada, para teatro e para cinema, num filme recentemente realizado por Régis Roisard.

É tempo de divertir, comover e fazer sonhar os leitores portugueses com a novíssima edição desta obra no nosso país. À Espera de Bojangles chega à rede livreira nacional e às plataformas de distribuição de ebooks, com a chancela da Guerra e Paz Editores e tradução de Rui Santana Brito. Esta é uma edição romances de guerra e paz, coleção que reúne romances elegantes, intrigantes, extravagantes e sem fronteiras.

romances de guerra e paz
À Espera de Bojangles
Olivier Bourdeaut
Tradução: Rui Santana Brito
Ficção / Romance
196 páginas · 15x23 · 15,00 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,723,283