"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Viagem arrepiante a uma Antárctida aterradora com H. P. Lovecraft

Clássico maior da literatura fantástica, Nas Montanhas da Loucura é uma das obras que contribuíram para que o escritor norte-americano H. P. Lovecraft fosse apelidado de «mestre do terror».


Apesar de genial, este tenebroso romance, que inspirou a cultura pop e fez de Lovecraft um escritor de culto, tem vindo a cair no esquecimento e há muito que não é publicada no mercado livreiro português. Lacuna que agora é colmatada pela Guerra e Paz nesta novíssima edição da obra. Uma edição «Admirável Mundo do Romance», coleção da Guerra e Paz que traz aos leitores portugueses clássicos recentes da literatura universal, Nas Montanhas da Loucura chega à rede livreira nacional, numa tradução de Sónia Amaro.

Nas páginas de Nas Montanhas da Loucura, H. P. Lovecraft leva-nos a acompanhar uma expedição científica à inóspita Antártida em busca de fósseis pré-históricos. Mas cedo descobrimos que aquela viagem vai muito além daquilo que a nossa imaginação poderia criar. Coisas estranhíssimas começam a deixar a equipa de cientistas em alerta e o ladrar descontrolado dos cães que os acompanham augura que algo muito terrível irá em breve ganhar corpo. É nesse cenário palpitante e inumano das ruínas de uma civilização perdida que Lovecraft cria um suspense avassalador e emotivo, em torno da força do mal, ao qual só a leitura da obra nos poderá expor.

Basilar na obra do escritor norte-americano, o livro reúne tudo aquilo que de revolucionário Lovecraft trouxe ao género do terror, misturando elementos cósmicos e típicos da literatura fantástica e da ficção científica. Para Stephen King, herdeiro da literatura fantástica norte-americana, «não existe, no século xx, nenhum escritor melhor do que H. P. Lovecraft a contar-nos histórias de terror». Mas é do gigante da literatura hispânica, Jorge Luis Borges a frase que provavelmente melhor descreve a marca de singularidade que fez de Lovecraft o mestre deste estilo literário: «As suas tramas são muito boas [...] As imagens que cria são horrendas, mas a sensação que provocam não o são.»

A sua filosofia visionária do mundo fez mesmo com que o autor de Nas Montanhas da Loucura fosse considerado um dos escritores mais influentes do século XX na literatura de língua inglesa e que, até hoje, se mantenha como uma referência da cultura pop, inspirando escritores, músicos, cineastas, pintores e criadores de videojogos ao longo das gerações. Não admira que Guillermo del Toro lute, há décadas, para adaptar o livro ao cinema.

Para já, teremos o prazer de nos arrepiar com a novíssima edição da obra, há muito afastada dos escaparates, em português. Uma edição «Admirável Mundo do Romance», coleção da Guerra e Paz que traz aos leitores portugueses clássicos recentes da literatura universal, Nas Montanhas da Loucura chega à rede livreira nacional no próximo dia 14 de Junho, numa tradução de Sónia Amaro.

Admirável Mundo do Romance
Nas Montanhas da Loucura
H. P. Lovecraft
Ficção / Romance
176 páginas · 15x23 · 16 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,723,385