"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Lisboa é cantada em verso em … como que lisboandando

Cruzando as ruas de Lisboa, cidade luminosa beijada pelo Tejo e virada para o mar, … como que lisboandando leva-nos a explorar, nos versos de Fernando Machado Antunes, os sentimentos e as sensibilidades dos que nela moram, dos de fora, que, por opção, para ela foram viver ou passar algum tempo das suas vidas, estudando ou trabalhando, ou, ainda, dos que simplesmente a (re)visitam, no lazer das férias.


Todos, «namorando-se», «namorando» essa cidade menina e moça, mulher das suas e das nossas vidas. … como que lisboandando chega à rede livreira nacional,  com a chancela da Guerra e Paz, Editores.

Nas linhas de … como que lisboandando, descobrem-se as gentes de Lisboa, os seus amores e desamores, a saudade e a solidão, a sedução do seu fado e da sua canção e até a beleza dos seus malandros. Neste seu segundo livro de poesia, que sucede a Amor(es) em Lualis, de 2015, Fernando Machado Antunes homenageia a capital portuguesa, cantando-a verso a verso num livro que percorre a cidade pelas mentes dos que a enamoram. Sim, segundo o autor, o livro não fala da Lisboa física, «por respeito aos que a conhecem, de facto, nas suas ruas e ruelas, becos e bairros», mas «dos sentimentos e sensibilidades dos que nela existem».

A obra que agora se apresenta lê-se como um romance se nos deixarmos levar pela cadência dos poemas. Lê-se, na ginga das palavras, pelas linhas e entrelinhas dos versos, como uma declaração de amor a esta cidade fantástica que, nos seus tons e sons, cores e gentes, e na sua luz, se abriu ao mundo, cosmopolita, miscigenada, a caminho, arranhem-se os puristas, da mestiçagem.

Mas, em … como que lisboandando, também se cantam os tempos difíceis de viver. Em adenda, o poeta fala-nos da forma como a cidade das sete colinas, pujante de vida, se viu, repentinamente, atirada à parede pelo vírus que assolou o mundo. Fecharam-se os de dentro, foram-se os de fora. Fala-nos dos que, dois anos depois, vieram, já com frestas abertas à tentação dos passos, matar-lhe a saudade, bem como, finalmente, do tempo em que as portas se abriram, convidativas ao ressurgir dessa Lisboa aberta ao mundo.

Uma edição Guerra e Paz, Editores, para leitores, amantes e malandros … como que lisboandando chega agora à rede livreira nacional. 

… como que lisboandando
Fernando Machado Antunes
Ficção / Poesia
80 páginas · 15x21 · 12 €
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,722,439