"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Os caminhos da arte irão dar a Elvas, em julho, nos 15 anos do MACE

A meio de julho, no âmbito da celebração dos 15 anos do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, a cidade será cenário para a inauguração de mais de vinte exposições, da responsabilidade de entidades, galerias e coleções de todo o país.

Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE)_Rui Gaudêncio


Em julho, o Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), que alberga a Coleção António Cachola, celebrará 15 anos de atividade e para assinalar a data foram convidadas mais de 20 entidades de Portugal e também de Espanha, para apresentarem projetos na cidade alentejana.

15 Anos de MACE – Aqui Somos Rede é o nome do ambicioso programa, numa alusão à ideia de colectivo e de cooperação em tempos difíceis de pandemia, de guerra e de ameaças à democracia. A ocasião servirá para galerias ou espaços de apresentação e investigação artística, como a Appleton, Quéréla, Albertino, O Armário, Uppercut, Estrela Decadente ou Super Mala, coleções como a de Armando Martins, João Luís Traça, Leal Rios, Carmona e Costa, Pedro Alvares Ribeiro, Marin Gaspar e PLMJ, ou espaços de programação e exibição como a ZDB, ocuparem escolas, igrejas, o castelo, academias de música, hotéis, a biblioteca, casas privadas ou uma carrinha itinerante, com exposições.

Em exibição irão estar obras de inúmeros artistas, portugueses e estrangeiros, de consagrados a emergentes, em curadorias de nomes como Vera Appleton, Ana Cristina Cachola, João Pinharanda, Miguel von Hafe Pérez, João Silvério, Pedro Barateiro ou Natxo Checa. A 16 de julho inaugurará, no MACE, a coletiva Quem nos Salva?, com obras, entre outros, de Ana Jotta, Mané Pacheco, Salomé Lamas, Joana Vasconcelos, Diana Policarpo, Odete, Pedro Neves Marques ou Carlos Bunga. Para além das exposições, a programação paralela incluirá conversas ou performances. No fim-de-semana de 15 a 17 de julho, para além do MACE, inauguram também as restantes 20 mostras.

Ao longo dos anos, o MACE garantiu uma programação em continuidade com exposições individuais e coletivas, itinerâncias diversas, diálogos e intercâmbios com outras coleções e instituições, apostando na promoção e divulgação de arte contemporânea produzida (principalmente) por artistas portugueses. Nas comemorações dos dez anos, o museu cresceu para fora de portas, apresentando-se a Coleção António Cachola em vários pontos do país e de Espanha. Agora será Elvas a assistir a um momento colaborativo, acolhendo inúmeras entidades e estruturas que constituem parte do ecossistema da arte contemporânea em Portugal e Espanha.


in Público | 5 de junho de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,755,031