"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Porto Editora publica "O Grande Círculo", finalista do Booker Prize 2021

Um monumental romance de Maggie Shipstead.


A Porto Editora publica O Grande Círculo, de Maggie Shipstead. Finalista do Booker Prize 2021 e finalista da atual edição do Women’s Prize for Fiction, este romance monumental leva os leitores numa viagem inesquecível – através da Lei Seca e da Segunda Guerra Mundial, desde o Montana a Londres e até à Hollywood dos nossos dias –, seguindo a vida de uma audaciosa aviadora e os seus ecos durante esse século.

Marion Graves sempre foi ousada. A sua infância selvagem nas florestas do Montana (depois de ser resgatada, ainda bebé, do naufrágio de um transatlântico) já o prenunciava, as missões voadas num Spitfire durante Segunda Guerra Mundial confirmaram-no. Quando, em 1950, decide realizar o seu mais temerário feito, circunvoar O Grande Círculo – um voo sobre o globo, sobrevoando Polos Norte e Sul – desaparece sem deixar rasto, com um mistério por resolver como legado.

Meio século depois, a lenda de Marion Graves chega a Hollywood e Hadley Baxter é a escolhida para a interpretar. Estrangulada pelo meio, Hadley está ansiosa por se reinventar depois de ter protagonizado uma série de filmes românticos que a fecharam num papel de culto. A vida da aviadora parece ser a oportunidade certa para isso e exerce nela um fascínio irresistível, forçando-a a imergir na história. O envolvimento na personagem desdobra-se, de forma emocionante, lado a lado com a história da própria Marion, quando os destinos das duas mulheres – e a sua ânsia de autodeterminação em geografias e épocas muito diferentes – colidem.

Para o júri do Booker Prize de 2021 este é “um livro com tremenda ambição narrativa e escala” e que nos puxa “para os seus mundos criados de forma vívida – do Montana da Lei Seca, à Grã-Bretanha da guerra e até à Hollywood de hoje – e faz-nos querer morar neles indefinidamente.” Maya Jasanoff, a presidente do júri, sublinhou ainda a extraordinária habilidade de “evocar personagens e cenários tão completos que se sente que os conhecemos – espraiando a sua história em cada frase maravilhosamente trabalhada”.

CRÍTICAS DE IMPRENSA

Um livro tremendamente bem escrito, grandioso em espírito e envergadura, que cruza continentes e viaja no tempo de forma tão fluida que desmente os sete anos que aparentemente levou para ser concluído.
The Telegraph

Habilmente estruturado e muito envolvente: este romance é tão ambicioso quanto as suas heroínas – mas nunca cai do céu.
Kirkus Review

O Grande Círculo faz-nos viajar a um ritmo estonteante; um livro que cobre mais de um século e parece conter o mundo inteiro.
Boston Globe

SOBRE O LIVRO
O Grande Círculo
A inesquecível história de uma aviadora ousada e temerária, determinada a traçar o seu próprio destino, a qualquer preço.

Depois de resgatados, ainda bebés, de um transatlântico que afundou, em 1914, Marian e Jamie Graves são criados pelo tio, em Missoula, Montana. É por lá que – depois de se cruzar com dois pilotos de passagem pela cidade – Marian se apaixona pelo voo. Aos catorze anos, abandona a escola e encontra um protetor inesperado e perigoso, um contrabandista rico que lhe coloca um avião à disposição e financia aulas de voo. Um acordo que a vai perseguir para o resto da vida, mesmo que lhe permita cumprir o seu destino: circum-navegar o Globo, sobrevoando os Polos Norte e Sul.

Um século depois, Hadley Baxter é escolhida para interpretar Marian num filme sobre o seu desaparecimento na Antártida. Vibrante, sagaz e enfadada com a claustrofobia de Hollywood, Hadley está ansiosa por se reinventar depois de ter protagonizado uma série de filmes românticos que a aprisionaram num papel de celebridade de culto. O envolvimento na personagem de Marian desdobra-se, de forma emocionante, lado a lado com a história da própria Marian, quando os destinos das duas mulheres – e a sua ânsia de autodeterminação em geografias e épocas muito diferentes – colidem.

O Grande Círculo leva-nos numa viagem inesquecível – através da Lei Seca e da Segunda Guerra Mundial, desde o Montana a Londres e até à Hollywood dos nossos dias – que nos envolve a cada página.

Meticulosamente pesquisado, épico e emocionante, O Grande Círculo é uma obra de arte monumental e um tremendo salto para a talentosa Maggie Shipstead. 

Título: O Grande Círculo
Autora: Maggie Shipstead
Tradução: Leonor Marques
Páginas: 720
PVP: 22,00€

Ver primeiras páginas 

SOBRE A AUTORA
Maggie Shipstead

É autora bestseller do The New York Times, vencedora do Prémio Dylan Thomas e do Prémio L. A. Times para Primeiro Livro de Ficção. O Grande Círculo é o seu terceiro romance e foi finalista do Booker Prize 2021.

Formou-se em Harvard e no Iowa Writers Workshop, ex-Wallace Stegner Fellow em Stanford e recebeu uma bolsa do National Endowment for the Arts.

Publicou já em vários jornais, incluindo o The New York Times, o Washington Post, o Guardian, o Wall Street Journal, entre outros. Em 2012 e 2018, foi finalista do National Magazine Award para ficção. Vive em Los Angeles. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,722,506