"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

História dos Paladares

A "História dos Paladares" apresenta a história da alimentação em Portugal e no mundo, com grande foco em Portugal e nas suas interações alimentares com o resto do mundo.

Obra nomeada para os prémios GOURMAND BEST OF THE WORLD / cartaz da organização sueca, país anfitrião

Volume 1 - SEDUÇÃO

Vencedor do Prix de la Littérature Gastronomique 2021
atribuído pela Académie Internationale de la Gastronomie

A história da evolução do gosto, que levou à educação do paladar e à eleição da gastronomia como uma arte, percorreu um longuíssimo caminho, desde a Idade da Pedra até aos nossos dias. Esse percurso é aqui narrado através de acontecimentos passados nos cinco continentes, episódios históricos e mitos nacionais e universais, personalidades que refletiram e influenciaram o mundo dos paladares (reis, filósofos, cientistas, escritores) e também receitas que atravessaram séculos ou mesmo milénios, por via oral, manuscrita ou impressa, através de incontáveis gerações, chegando quase inalteradas às nossas cozinhas.
É uma história mundial, daí ser ambiciosa, mas é também nacional e subjetiva, pelas escolhas pessoais da autora, que dá particular atenção a Portugal, nomeadamente, às influências exercidas e sofridas, na culinária e alimentação, tanto pelos portugueses como pelos povos que contactaram durante a nossa Expansão Marítima, como se pode ver ainda hoje, na gastronomia de muitas nações dos vários continentes, o cozido à portuguesa, o sarapatel ou o porco em vinha-d’alhos.
A vastidão do tema levou a autora a dividir a sua obra em dois volumes, que se completam, embora com perspectivas distintas: o de Sedução, o primeiro que o leitor tem nas mãos e gira em torno dos paladares mais viscerais e que mais apelo fazem aos sentidos; o de Perdição, o segundo ainda no prelo, em que a gastronomia se liga a outras artes, como o cinema, moda, religião, prazer, fausto, tentação…

EDIÇÃO OUTUBRO 2020
ISBN 978-989-655-429-3
FORMATO 160 X 230 MM
488 PÁGINAS

 

Volume 2 - PERDIÇÃO

Neste volume 2, terminado em plena pandemia, os paladares são de Perdição, porque se aliam a todos os outros sentidos, na medida em que o Homem vive irremediavelmente tentado pelo Prazer e pelo Excesso, incapaz de resistir ao Pecado (gula, luxúria e vaidade), eternamente condenado ao Remorso e à Expiação (abstinência, jejum e dietas).
Este livro é um contributo para os que anseiam volver à saudosa culinária dos afetos e às suas raízes, no prazer da mesa e do convívio de familiares e amigos. Por isso, para além das inúmeras histórias e episódios que nos remetem para a história da gastronomia, os leitores encontrarão mais de 200 receitas, dessa culinária tradicional de várias épocas, a maioria pertencente à rica gastronomia portuguesa, com particular atenção a iguarias que correm o risco de desaparecer na voragem do tempo.
Nota: se quiser para si ou para oferecer o livro com uma dedicatória personalizada pela autora, envie um email para support.primebooks@sapo.pt com o número da encomenda e o nome (ou nomes) a quem quer ver o livro (ou livros) dedicado.

Envio gratuito para Portugal.
EDIÇÃO OUTUBRO 2021
ISBN 978-989-655-464-4
FORMATO 160 X 230 MM
400 PÁGINAS

 

Os 2 volumes da História dos Paladares estão nomeados para os “óscares” dos Gourmands Best of the World e Deana Barroqueiro estará presente na cerimónia da entrega dos prémios que se realizará em Umeá, Suécia, no dia 4 de junho de 2022.



Deana Barroqueiro
Nasceu nos Estados Unidos da América, em 1945, e emigrou para Portugal aos dois anos de idade. Licenciou-se em Filologia Românica, na Faculdade de Letras de Lisboa, seguida de uma longa carreira de professora de Língua e Literatura Portuguesa e Francesa, com muitos projectos de Teatro e de Escrita Criativa e várias obras publicadas. Tem um vasto currículo de palestras, participação em documentários nacionais e internacionais, criação de guiões para televisão e cinema e artigos para jornais e revistas literárias.
Nos Estados Unidos da América, a escritora recebeu um louvor pela Câmara de Newark, em reconhecimento do seu contributo para a divulgação e promoção da língua e cultura portuguesas entre as comunidades de emigrantes da América, Canadá e Europa. As suas obras são estudadas em escolas e universidades de Paris, Bolonha e Brasil.
Enquanto escritora, publicou uma colecção de sete romances de viagens e aventuras, Cruzeiro do Sul, sobre os Descobrimentos Portugueses; Contos Eróticos do Velho Testamento, sobre as mulheres da Bíblia, traduzido e editado em Espanha, Itália e Brasil; uma trilogia de romances que abarca toda a Expansão Portuguesa do séc. XV e XVII, O Navegador da Passagem – Bartolomeu DiasO Espião de D. João II – Pêro da Covilhã e O Corsário dos Sete Mares – Fernão Mendes Pinto. Noutra linha temática, D. Sebastião e o Vidente (Prémio Máxima de Literatura 2007 - Prémio Especial do Júri) retrata a crise da perda da nacionalidade, retomada no seu último romance histórico, «1640» e a Restauração.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,723,100