"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um livro capaz de mudar a História

Eclipse do Sol, de Arthur Koestler, é o novo título da coleção Dois Mundos da Livros do Brasil. Edição apresenta, de forma inédita, a versão integral da obra segundo os textos encontrados em 2018. 


Originalmente publicada em 1940, a obra-prima de Arthur Koestler, Eclipse do Sol, é um poderoso e perturbador retrato de um comunista revolucionário apanhado na perniciosa confusão dos pseudojulgamentos de Moscovo dos finais dos anos 1930. Antes publicado em Portugal com o título O Zero e o Infinito, este romance é agora revelado pela primeira vez na sua versão integral, traduzida do alemão por Teresa Seruya e Sara Seruya, a partir dos manuscritos originais do autor. Uma obra marcante da literatura do século xx e uma reflexão sobre a implacabilidade dos autoritarismos.

O livro já se encontra em pré-venda

Desaparecido das livrarias portuguesas há mais de 40 anos, este é um importante livro de denúncia, aclamado, entre outros, por George Orwell. Aborda as purgas estalinistas que marcaram a União Soviética nos anos de 1930, permitindo uma reflexão sobre a história de uma região do mundo que hoje, pelas piores razões, está na ordem do dia. 

SOBRE O LIVRO
Eclipse do Sol
Durante as purgas estalinistas, Rubachov, um velho revolucionário, é preso e torturado pelo partido a que havia devotado a sua vida. Sob uma pressão que cresce de dia para dia para que confesse crimes que não cometeu, Rubachov passa em revista toda a sua carreira e confronta-se com as ironias e as traições que compõem, afinal, a ditadura revolucionária que se diz ser um instrumento de libertação.

Ver primeiras páginas 

Título: Eclipse do Sol
Autor: Arthur Koestler
Tradução: Teresa Seruya e Sara Seruya
Prefácio: Teresa Seruya
N.º de Páginas: 272
PVP: 17,70€
Coleção: Dois Mundos 

CRÍTICA DE IMPRENSA

«O grande romance baseado na realidade do Arthur Koestler, Eclipse do Sol, sobre os julgamentos de Moscovo, quando o Estaline decidiu desembaraçar-se de uma série de pessoas acusando-as dos mais vis crimes. É importante para saber o que foi esse sistema de justiça soviético no tempo do Estaline e depois.»
Nuno Rogeiro, SIC Notícias

SOBRE O AUTOR
Arthur Koestler

Nasceu em Budapeste, na Hungria, em 1905, no seio de uma família judaica. Foi escritor, jornalista e ativista político, tendo passado pela Palestina, pela União Soviética e por Espanha, onde, participando da Guerra Civil, foi condenado à morte pelas tropas de Franco. Com o deflagrar da Segunda Guerra Mundial, radicou-se em Londres e cortou com o Partido Comunista após as purgas estalinistas. Entre mais de duas dezenas de obras publicadas, destaca-se Eclipse do Sol, uma crítica acutilante ao despotismo estalinista, considerado por George Orwell um dos poucos livros que poderão mudar a História. Em 1983, suicida-se na sua casa, em Londres. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,723,473