"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Murça inaugura o Trilho dos Passadiços do Tinhela

A moda dos passadiços chega a terras de Murça: são os primeiros do concelho e o trilho promete um “mergulho” na natureza ao longo das margens do rio, com entrada no parque do Vale do Tua.

C.M. Murça C.M. Murça C.M. Murça C.M. Murça


É uma pequena rota circular, com início e fim junto à porta de entrada de Murça do Parque Natural Regional do Vale do Tua, e marca a estreia dos passadiços no concelho. O Trilho dos Passadiços do Tinhela, garante a autarquia, foi pensado para estar “perfeitamente integrado na paisagem” e com “total respeito pela galeria ripícola [as formações vegetais ribeirinhas] de um dos rios mais bem preservados da Europa”.

Os passadiços de madeira seguem a margem do rio e o trilho que os integra cruza a vila de Murça, na região do Douro e parte do distrito de Vila Real. É “através dos Passadiços do Tinhela que se faz o acesso ao rio” e estes “permitem apreciar em segurança e vivenciar mais intensamente toda a envolvência natural das suas margens”.

“As estruturas foram implementadas na descida e na margem direita do rio”, informa a autarquia, “criando pequenos pontos de observação que permitem ter uma vista panorâmica da paisagem e seguir, lado a lado, pela margem do Tinhela”.

Entre os destaques do trilho inclui-se a passagem por pontos de interesse local, da Adega Cooperativa de Murça e Porca de Murça, ao antigo Convento das Freiras Beneditinas, Igreja Matriz e Pelourinho Manuelino.

Além da passagem pela Ponte Nova sobre o rio Tinhela, “onde se iniciam as míticas ‘Curvas de Murça’”, sublinha a autarquia, “o percurso entra na área protegida do Parque Natural Regional do Vale do Tua e passa a acompanhar a margem esquerda do rio Tinhela em direção à Ponte Romana (Ponte Velha)”.

Cruzada esta, segue-se pela margem direita do rio, e no Moinho do Fidalgo o trilho segue rumo à Capela da Misericórdia e de volta à vila. Ou, cruzada a ponte romana, também é possível seguir uma variante e “percorrer a Calçada de Murça, um troço de uma antiga via romana que ligava Astorga à foz do rio Douro”. Irá assim “caminhar, literalmente, sobre a milenar história de Murça”.

O novo trilho já foi homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e junta-se a outros dois percursos pedestres do concelho, o Trilho do Tinhela e o Trilho da Sobreira – Casa da Floresta – Porrais.


por Fugas e Público | 26 de maio de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,704,697