"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Argentino vence World Press Cartoon com caricatura de Merkel

Organização destaca, entre os principais temas, "a saída de cena de Angela Merkel e de Donald Trump, o famigerado vírus da Covid-19 e o seu 'amigo' brasileiro Jair Bolsonaro, para lá do drama criado com o regresso dos Talibã a Cabul".


O autor argentino Matias Tolsá venceu este ano o grande prémio do World Press Cartoon, com uma caricatura de Angela Merkel, anunciou a organização no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

"Uma Angela Merkel algo desanimada" foi a escolha do júri que atribuiu o grande prémio da 17.ª edição do World Press Cartoon (WPC) ao desenho publicado pelo jornal online holandês Cartoon Movement, em dezembro de 2021, e que venceu a categoria Caricatura no grande evento anual do desenho de humor na imprensa internacional.

Nesta mesma categoria o júri atribuiu o segundo prémio à obra "Bolsonaro", do alemão Frank Hoppmann, publicada pelo jornal Paradox, de Israel, em novembro de 2021.

Na categoria Caricatura, o terceiro lugar foi para a obra "Jeff Bezos, Elon Musk, Richard Branson", do espanhol J. Aldeguer, publicado no jornal La Verdad, de Espanha, em julho de 2021.

A concurso estiveram também desenhos na categoria Cartoon Editorial, na qual se sagrou vencedor o colombiano Jaime Andrés Poveda, com a obra "Terror". O segundo prémio nesta categoria foi para "Primero los Ricos... Países ", do mexicano Angel Boligán Corbo, e o terceiro prémio distinguiu o desenho "In The Shackles of the Vírus", do polaco Segmente Zaradkiewicz. Estes trabalhos foram publicados, respetivamente, nas publicações, La Nueva Prensa, El Universal e Cartoon Movement.

Os vencedores foram anunciados durante a inauguração da exposição de cerca de 300 dos melhores trabalhos que estiveram a concurso, marcando o arranque da edição que, pela primeira vez desde 2017, não irá contar com uma gala de apresentação dos premiados.

A exposição que reúne a seleção dos melhores trabalhos concorrentes, conta com cerca de 300 obras, publicadas em mais de 70 países, que podem ser vistas no CCC das Caldas da Rainha, com entrada livre, até ao dia 28 de agosto.

Nesta 17.ª edição, a organização destacou, entre os principais temas, "a saída de cena de Angela Merkel e de Donald Trump, o famigerado vírus da Covid-19 e o seu 'amigo' brasileiro Jair Bolsonaro, para lá do drama criado com o regresso dos Talibã a Cabul".


por Lusa e Renascença | 29 de maio de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
94,420,283