"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Governo não renova protocolo com Coleção Berardo em Belém

Ministro da Cultura anuncia que o executivo decidiu não continuar com a parceria com o colecionador de arte Joe Berardo, iniciada em 2006.

 

O Governo vai denunciar o protoloco com a Associação Coleção Berardo, que está instalada no Centro Cultural de Belém (CCB), anunciou esta quinta-feira o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

O acordo de comodato, ao abrigo do qual estão expostas obras no Museu Coleção Berardo, chega ao fim em janeiro de 2023.

O contrato era de renovação automática no final deste ano, mas o Governo decidiu não continuar com a parceria com o colecionador de arte Joe Berardo, iniciada em 2006.

Segundo o ministro da Cultura, em conferência de imprensa, em Lisboa, tal tem “efeito a 1 de janeiro de 2023”. O Governo tinha até 30 de junho para denunciar o contrato, caso contrário este seria automaticamente renovado.

Foi com este protocolo, assinado em 2006, que viria a ser criada a Fundação de Arte Moderna e Contemporânea — Coleção Berardo, com a participação do colecionador, do Estado, através do Ministério da Cultura, e da Fundação Centro Cultural de Belém, com a missão de criar o Museu Berardo para exibir um acervo inicial de 862 obras da coleção de arte moderna e contemporânea do empresário.

“A partir de 1 de janeiro, o Estado, através da Fundação Centro Cultural de Belém, passará a gerir de novo o espaço do CCB. Desejavelmente, manteremos a Coleção Berardo”, declarou Pedro Adão e Silva.

“Quando os tribunais tomarem uma decisão definitiva sobre quem é o legítimo proprietário da Coleção Berardo, o Estado estará disposto a renegociar um novo protocolo com o legítimo proprietário da Coleção Berardo. No momento atual de grande indefinição judicial, aquilo que nos parece que defende melhor o interesse público é a denúncia do protocolo”, sublinhou.

De acordo com Pedro Adão e Silva, o Governo quer criar um Museu de Arte Contemporânea em Belém.

A Renascença contactou Joe Berardo, que preferiu para já não comentar a decisão do Governo.

 


Ricardo Vieira e José Carlos Silva, com Lusa / Renascença, 26 de maio de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,754,733