"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Susana Cardoso e Raquel Costa recebem Prémio de Literatura para a Infância 2022

Autoras da obra “Noa” recebem prémio na Casa das Artes Bissaya Barreto.


Dia 25 de maio, quarta-feira, às 18h, na Casa das Artes Bissaya Barreto, em Coimbra, é entregue o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2022 à escritora Susana Cardoso e à ilustradora Raquel Costa, responsáveis pela obra “Noa”, vencedora da edição deste ano.

A cerimónia distingue uma obra que, segundo o júri, “possui um texto com uma estrutura narrativa original e de notória qualidade lírica e poética, capaz de suscitar o interesse de diferentes públicos. Com uma temática acessível, mas com espessura, e sem abrir mão de uma certa densidade dramática, a narrativa consegue ir ao encontro de uma diversidade de modos de sentir e de superar tensões emocionais e adversidades, o que é digno de nota. De uma comunicabilidade sensível, o texto literário é servido por uma ilustração expressiva e dinâmica que nunca ignora a psicologia das personagens.”

No evento estão expostas ilustrações do livro vencedor e além das autoras, estão presentes os elementos do júri, Rui Marques Veloso, José António Gomes e Lúcia Santos, e a editora Ana Lúcia Maduro, da Oficina do Livro.

O Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância, criado pela Fundação Bissaya Barreto em 2008, pretende contribuir para a valorização e promoção da literatura de qualidade destinada à infância e para a valorização da dimensão estética do livro. O prémio bienal, no valor pecuniário global de 5.000,00€ (cinco mil euros) é atribuído, em conjunto, aos autores da obra selecionada (texto e ilustração).

Sobre as autoras, Susana Cardoso Ferreira, licenciada em Biologia, trabalha como tradutora de literatura infantojuvenil, desde 2009. É autora de livros de literatura infantil que integram o Plano Nacional de Leitura e venceu o Prémio Literário Maria Rosa Colaço, em 2014, na modalidade juvenil, com Viagens de Chapéu - As Invenções e Indecisões de Dona Amélia Longor (2015 – PNL) e selecionado para a lista White Ravens 2016 (International Youth Library).

A ilustradora e artista visual Raquel Costa é mestre em Ensino de Artes Visuais e leciona na Escola Superior de Design, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Participa em exposições a solo e coletivas, em Portugal e no estrangeiro, e orienta oficinas de ilustração e sessões de desenho ao vivo. Conta com vários livros infantojuvenis ilustrados editados.

Na 8ª edição do Prémio concorreram 197 obras, com a participação de 66 editoras e 12 edições de autor. O livro “Noa”, publicado em 2020 pela Oficina do Livro, sucede como vencedor a “Por amor a mim”, de Eric Many, na edição anterior, em 2020.


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,755,584