"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Susana Cardoso e Raquel Costa recebem Prémio de Literatura para a Infância 2022

Autoras da obra “Noa” recebem prémio na Casa das Artes Bissaya Barreto.


Dia 25 de maio, quarta-feira, às 18h, na Casa das Artes Bissaya Barreto, em Coimbra, é entregue o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2022 à escritora Susana Cardoso e à ilustradora Raquel Costa, responsáveis pela obra “Noa”, vencedora da edição deste ano.

A cerimónia distingue uma obra que, segundo o júri, “possui um texto com uma estrutura narrativa original e de notória qualidade lírica e poética, capaz de suscitar o interesse de diferentes públicos. Com uma temática acessível, mas com espessura, e sem abrir mão de uma certa densidade dramática, a narrativa consegue ir ao encontro de uma diversidade de modos de sentir e de superar tensões emocionais e adversidades, o que é digno de nota. De uma comunicabilidade sensível, o texto literário é servido por uma ilustração expressiva e dinâmica que nunca ignora a psicologia das personagens.”

No evento estão expostas ilustrações do livro vencedor e além das autoras, estão presentes os elementos do júri, Rui Marques Veloso, José António Gomes e Lúcia Santos, e a editora Ana Lúcia Maduro, da Oficina do Livro.

O Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância, criado pela Fundação Bissaya Barreto em 2008, pretende contribuir para a valorização e promoção da literatura de qualidade destinada à infância e para a valorização da dimensão estética do livro. O prémio bienal, no valor pecuniário global de 5.000,00€ (cinco mil euros) é atribuído, em conjunto, aos autores da obra selecionada (texto e ilustração).

Sobre as autoras, Susana Cardoso Ferreira, licenciada em Biologia, trabalha como tradutora de literatura infantojuvenil, desde 2009. É autora de livros de literatura infantil que integram o Plano Nacional de Leitura e venceu o Prémio Literário Maria Rosa Colaço, em 2014, na modalidade juvenil, com Viagens de Chapéu - As Invenções e Indecisões de Dona Amélia Longor (2015 – PNL) e selecionado para a lista White Ravens 2016 (International Youth Library).

A ilustradora e artista visual Raquel Costa é mestre em Ensino de Artes Visuais e leciona na Escola Superior de Design, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Participa em exposições a solo e coletivas, em Portugal e no estrangeiro, e orienta oficinas de ilustração e sessões de desenho ao vivo. Conta com vários livros infantojuvenis ilustrados editados.

Na 8ª edição do Prémio concorreram 197 obras, com a participação de 66 editoras e 12 edições de autor. O livro “Noa”, publicado em 2020 pela Oficina do Livro, sucede como vencedor a “Por amor a mim”, de Eric Many, na edição anterior, em 2020.


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
100,956,860