Notícias
Lançamento da Yéyé, uma rádio de autor made in Porto
Do Porto, com amor, surge uma rádio na internet que explora o que não cabe no FM. Uma rádio local, que assume a identidade da cidade a partir da qual emite.
Uma rádio de conteúdos, que foge à formatação mainstream dos meios tradicionais. Uma rádio de autor, ou de muitos autores, que #fazdiferente. A YÉYÉ RÁDIO assinala o seu lançamento a 27 de maio, com um com um concerto com o lendário músico da soul e jazz, Brian Jackson.
Passado, presente e futuro da música urbana, assim se identifica a YÉYÉ RÁDIO, uma plataforma digital a emitir a partir do Porto, que pretende refletir e responder aos estilos de vida que compõem o tecido urbano contemporâneo, cobrindo e divulgando as várias expressões artísticas, num retrato fiel e inclusivo da faceta mais cosmopolita da cidade.
Partindo dos consumos musicais destas várias franjas, que não se reveem na formatação mainstream dos meios de comunicação tradicionais, a YÉYÉ RÁDIO procura ir além do óbvio, funcionando como uma espécie de guia de consumo digital, através de propostas editoriais que cobrem aquilo que vai passando em plataformas como o Mixcloud ou o Bandcamp, entre outras.
27 de maio & Brian Jackson
A YÉYÉ RÁDIO assinala o seu lançamento a meias com o seu primeiro aniversário com um concerto com Brian Jackson, aproveitando a presença em Portugal do lendário teclista, flautista, cantor, compositor e produtor americano do soul e do jazz, conhecido pelas suas colaborações históricas com Gil Scott-Heron nos anos 70. Quase 40 anos depois, Brian Jackson continua a criar com artistas tão diversos como Adrian Younge e Ali Shaheed Muhammad (Midnight Hour, A Tribe Called Quest), Gregory Porter, Christopher ‘Puma’ Smith (The Archives, Thievery Corporation), Scott Tixier ou Charnett Moffett.
A noite de 27 de maio de 2022, no Passos Manuel, conta também Patrick Gibin, DJ e produtor inglês com base em Itália, fundador da Mother Tongue records e proprietário da Blend it! Records, completando-se com os sets de Pedro Tenreiro e Rui Pimenta.
Brian Jackson vai tocar no Porto a 27 de maio, no dia em que lança o seu segundo LP em mais de 20 anos, assinalando a data em que morreu, há 11 anos, o seu amigo e companheiro musical, Gil Scott-Heron. A YÉYÉ RÁDIO foi lançada também no dia em que fez um ano do desaparecimento do amigo, DJ, conhecedor, consumidor e colecionador de discos, Vicente Pinto de Abreu, uma das mais respeitadas figuras da cultura portuense contemporânea, com quem Pedro Tenreiro, Rui Pimenta e mais 4 amigos partilharam o colectivo de DJs 7 Magníficos. Os astros não perdoam.
Somos investigadores da música urbana
Encontram a novidade, da mesma forma, em discos com 50 anos ou com 2 dias. Esta subtileza vem dos muitos anos à volta dos discos. E, do mesmo sítio, vem a alergia à música embalada, muito fabricada e estratégica, que caracteriza a indústria musical atual.
A YÉYÉ RÁDIO nasce pela mão do Pedro Tenreiro, que apresenta diariamente a rubrica Poder Soul na Antena 3, depois de 25 anos ao serviço de uma editora multinacional. O Pedro é um apaixonado por música, passa discos desde os anos 80, altura em que fazia rádio-pirata. Com Rui Pimenta, sempre teve afinidades geográficas: eram dois betos da Foz, adolescentes, que gostavam de vinil e detestavam Genesis. O Rui tem hoje uma das mais antigas lojas de discos da cidade, a Musak, cem cerca de 20 anos. Marco Oliveira, designer gráfico e artista visual, fazia parte de uma banda, Os Tornados, que o Pedro editou. Ficaram amigos e formaram uma editora juntos.
As cidades ainda continuam a ser feitas de tribos
São mais de 90 colaboradores livres que dão som à YÉYÉ, uma equipa que traduz a visão transgeracional e eclética da rádio, com autores muito diversos, mas todos ativistas à sua maneira. São DJs, músicos, melómanos, artistas, designers, professores, enólogos; todos numa relação com a música, a roçar o fanatismo; todos numa relação com o Porto, mesmo aqueles que não são de lá.
Para além do núcleo duro composto por Pedro Tenreiro (direção de conteúdos), Rui Pimenta (direção de marketing / apoio editorial) e Marco Oliveira (direção de arte), a YÉYÉ RÁDIO emite programas regulares de A boy named Sue, Ace, Alínea A, Ana Pacheco, André Tejo, Azar Azar, Carlos Moura, Collect, Dupplo, East Side Radio, Flur, Francisco Coelho, Francisco Esp, Ghetthoven, Gradeci, Hugo Gomes, Hugo Oliveira, Joana Matos Frias, João Bruschy, João de Almeida, João Vieira, João Tenreiro, Joaquim Paulo, José Amen, José Magalhães, Kyron, Jazzego, Laurent Réus, Leo Cruz, Lynce, Maria Gambina, Martin, Miguel Bruschy, Miguel Dias, Monster Jinx, Mvria, Nuno Forte, Nuno Riviera, Paulo Matos Graça, Pedro Cadima, Pedro Mesquita, Pedro Passos, Pedro Serra, Raquel Pinheiro, Renato Cruz Santos, Ricardo Salazar, Rita Braga, Rui Trintaeum, Serginho, Serial, Tam, Telma, Tilinhos, Xico Ferrão, 1980 Lyfers, XXIII, entre outros.
É uma rádio sem rótulos. É uma rádio de músicas que não se sintonizam em lado nenhum. É uma rádio sem voz colocada. E mistura tudo: dos segmentos diários que vão das grandes canções e instrumentais cósmicos para quem acorda devagar, aos mais obscuros tesouros e absolutos clássicos do soul, passando pelos sons sem tempo, às estimulantes intersecções da música popular urbana, chegando às pistas de dança e à produção musical na era moderna.
Um crowdfunding à moda antiga
Há a vontade de criar merchandising próprio, a apontar para o colecionismo, como a T-shirt Pirata, que rouba detalhes gráficos de capas de discos, descontextualizando-os. Mas a sustentação comercial da YÉYÉ RÁDIO é garantida pelas parcerias publicitárias, muito específicas, sobretudo locais, explorando a lógica do pequeno anúncio. A ideia é proporcionar um veículo de divulgação suplementar a pequenos negócios ou marcas, que tenham relação direta com os conteúdos propostos pela plataforma, designadamente as indústrias discográfica e cinematográfica, promotores de espetáculos, marcas de vestuário, lojas temáticas, bares, restaurantes, discotecas, galerias de arte, salas de espetáculo, museus ou ofertas de alojamento alternativo.
No ano zero, acordamos. Agora, vamos para a Primária.
O Yé da Yéyé
A radio sai do estúdio e convida para o seu lançamento & aniversário:
— Brian Jackson
— Patrick Gibin
— Pedro Tenreiro
— Rui Pimenta
27.05.2022
Passos Manuel, Porto
Para ouvir a Yéyé:
Site: yeyeradio.com
Google Play: play.google.com/store/apps/details?id=com.radio.m68d938508
App Store: apps.apple.com/pt/app/yéyé/id1568056857
Para seguir a Yéyé:
instagram.com/radioyeye
facebook.com/yeyeradioporto