"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festivais Gil Vicente abrem portas às "novas vozes" do teatro nacional

A 34.ª edição do evento de teatro em Guimarães acontece entre os dias 2 e 11 de junho e reúne obras de encenadores da nova geração como Catarina Rôlo Salgueiro e Leonor Buescu, Victor de Oliveira, Sara Inês Gigante ou Sofia Santos Silva.

"Ainda Marianas", de Catarina Rôlo Salgueiro e Leonor Buescu, uma das peças nos Festivais Gil Vicente_Filipe Ferreira


Após a paragem forçada devido à pandemia em 2020, os Festivais Gil Vicente regressaram a Guimarães em 2021 sob uma nova reconfiguração: a de dar palco à nova geração de teatro nacional e explorar, em cena, algumas dos temas fraturantes da sociedade. Em 2022, a fórmula é reproduzida e criadores emergentes como Catarina Rôlo Salgueiro, Leonor Buescu, Victor de Oliveira, Sara Inês Gigante ou Sofia Santos Silva vão ocupar a cidade minhota para abordarem questões como o racismo, o patriarcado ou as tradições.

“Queremos que os festivais transpareçam o mapa das novas vozes, do talento do teatro a ser descoberto em Portugal. E o que estamos a tentar fazer é dar palco a quem tem dificuldade de encontrar oportunidades”, explicou o diretor artístico dos Festivais Gil Vicente, Rui Torrinha, que apresentou nesta quarta-feira o programa da 34.ª edição do evento.

Os festivais realizam-se entre 2 e 11 de junho nos palcos do Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) e apresentam seis peças, duas das quais em estreia absoluta. Tratado, a Constituição Universal, de Diogo Freitas, é a primeira a subir a palco, no dia 2, e questiona a relação entre a democracia e outros regimes políticos, sendo o último espetáculo do ciclo “Democracia e os anos 90”, da jovem companhia famalicense Momento - Artistas Independentes. No dia seguinte, Sara Inês Gigante, criadora natural de Viana do Castelo, estreia Massa Mãe, e que, de acordo com Rui Torrinha, pode “ajudar a definir a identidade minhota, através de um olhar sobre as tradições e o Minho”.

Depois da tradição minhota, os Festivais Gil Vicente apresentam Limbo, no dia 4, uma peça sobre racismo e que reflete sobre o questionamento íntimo do próprio autor, Victor de Oliveira, um homem mestiço que nasceu em Moçambique, passou a adolescência em Portugal e que agora está radicado em Paris.

De 9 a 11 de junho, o evento tem ainda reservadas três peças: O Desprezo, do coletivo auéééu, e que parte do filme homónimo de Jean-Luc Godard, Another Rose, de Sofia Santos Silva, que recebeu a quarta bolsa Amélia Rey Colaço, de apoio a novos criadores, e Ainda Marianas, de Catarina Rôlo Salgueiro e Leonor Buescu (da companhia Os Possessos), obra estreada neste ano e que celebra os 50 anos do livro as Novas Cartas Portuguesas, o qual revolucionou a literatura e o feminismo em Portugal.

Evento recebe workshop com Beatriz Batarda

Paralelamente aos espetáculos, os Festivais Gil Vicente apresentam ainda workshops e jornadas de teatro. Sara Barros eitão, diretora artística do Teatro Oficina durante 2022, explicou que o programa será destinado aos “jovens estudantes de teatro e produção que, depois de dois anos de paragem, ainda não conseguiram recomeçar ou retomar a sua atividade”.

Entre os dias 6 e 9 de junho, o Espaço Oficina recebe Depois do Fim, um ciclo sobre o que acontece quando a escola acaba, que inclui um workshop com Beatriz Batarda, com a duração de quatro dias, e um ciclo de jornadas ao longo de três dias, que vão elucidar os jovens iniciantes no teatro acerca da entrada no mercado de trabalho. “Vai ser explicado o modo como se abre atividade nas Finanças, como se regista propriedade intelectual, como se apresenta um projeto para co-produção ou o que são agências”, revelou Sara Barros Leitão.


por Pedro Manuel Magalhães in Público | 18 de maio de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,754,943