"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Notável romance de Jurek Becker sobre o holocausto

Entre o suspense, o sarcasmo e o humor vive Jakob, O Mentiroso, um admirável e surpreendente romance sobre o Holocausto. Publicado, pela primeira vez, em 1969, o livro marca a estreia de um escritor marcante da literatura alemã do pós-guerra, Jurek Becker.


Durante a infância, o autor passou pelos horrores dos s campos de concentração, experiência que o levou a criar esta narrativa comovente, quase alucinante, mas em que, acima de todo o sofrimento, perpassa um sopro de esperança. Aplaudido por leitores e críticos de todo o mundo, Jakob, O Mentiroso foi traduzido em mais de 20 línguas e vendeu mais de um milhão de exemplares. Agora, a obra é finalmente publicada em Portugal, numa excelente tradução do alemão, de Maria José Segismundo dos Santos, incluída na novíssima coleção da Guerra e Paz, romances de guerra e paz. O livro estará disponível, a partir  de dia 17 de maio de 2022, na rede livreira nacional, nas plataformas de distribuição de ebooks e no site da editora.

«Pensei sempre que o Holocausto e a ficção eram duas coisas irreconciliáveis [...], o leitor ficará grato a Becker pela coragem de reentrar num passado que se recusa a ser aprisionado.» Esta frase do escritor judeu Elie Wiesel, expressa o feito notável de Jurek Becker no seu romance de estreia: Jakob, O Mentiroso. Num brilhante exercício entre a memória e a ficção, o autor transmite-nos, com a sua contenção, o poder emocional de uma história que se desdobra entre o sofrimento e a esperança, com o impacto de uma parábola moral ou de uma lenda popular.

No livro, somos guiados por um dos únicos sobreviventes de um campo de concentração Nazi, que narra a extraordinária história de Jakob Heym, um dos seus companheiros, que se tornou um herói. Uma história que nos leva a refletir sobre o papel que a ficção pode ter na nossa sobrevivência. E o que fez Jakob? Mentiu, fabricando notícias falsas. Usou as suas parcas e inimaginativas palavras, sem brilho ou articulação, como arma imaterial que se revelou essencial à sobrevivência de milhares de judeus prisioneiros.

Originalmente publicada em 1969, esta comovente obra conquistou os leitores e a crítica, e viria a vencer, em 1971, o Prémio Heinrich-Mann e o Prémio Charles Veillon. Segundo o historiador norte-americano Sander L. Gilman, especialista em Estudos Judeus, este é um livro «comovente, divertido, terrífico e verdadeiro no tom e no coração, refletindo a infância de Becker», e segundo o crítico literário Irving Howe, do New York Times Book Review, esta é uma «uma ficção brilhantemente criada […] Magnética…compacta e vigorosa.»

Mais tarde, Jakob, O Mentiroso, deu origem a dois filmes: o primeiro, de 1975, mereceu-lhe a nomeação aos Óscares para «Melhor Filme em Língua Estrangeira» e ao Urso de Prata, da Alemanha Oriental, para o «Melhor Argumento» no Festival de Cinema de Berlim; o segundo, de 1999, é de Hollywood, e contou com Robin Williams no principal papel.

Traduzido em mais de 20 línguas, Jakob, O Mentiroso, é agora finalmente publicado em Portugal, numa edição inédita Guerra e Paz, traduzida por Maria José Segismundo dos Santos, e incluída na recém-inaugurada coleção romances de guerra e paz, que reúne romances elegantes, intrigantes, extravagantes e sem fronteiras.  

romances de guerra e paz
Jakob, O Mentiroso
Jurek Becker
Tradução: Maria José Segismundo dos Santos
Ficção / Romance
280 páginas · 15x23 · 17,00 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,723,113