"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

João Luís Barreto Guimarães distinguido com Grande Prémio de Literatura DST

A 27.ª edição do Prémio de Literatura DST foi dedicada a obras de poesia de autores portugueses publicadas em 2020 e 2021.

Foto de Nelson Garrido


O livro Movimento, do poeta João Luís Barreto Guimarães, é o vencedor da 27.ª edição do Grande Prémio de Literatura DST, que será entregue em julho, na abertura da Feira do Livro de Braga, foi anunciado esta segunda-feira.

O júri destacou “os méritos incomuns na dicção e estrutura poéticas, marcadas por um sentido de rigor, concisão e problematização do quotidiano”, para atribuir o prémio à obra do poeta portuense, segundo o grupo DST, que atribui o galardão, num comunicado enviado à agência Lusa. O prémio, com um valor pecuniário de 15 mil euros, foi criado em 1995 pelo grupo nortenho DST, que tem a sua génese no setor da construção e diversificou mais recentemente a sua atividade para as áreas do ambiente e da energia.

Este ano, o júri foi constituído pelo professor, escritor e Prémio Camões 2020, Vítor Manuel de Aguiar e Silva, pelo presidente da Associação Portuguesa de Escritores, José Manuel Mendes, e pelo professor da Universidade do Minho Carlos Mendes de Sousa.

A 27.ª edição do Prémio de Literatura DST foi dedicada “a obras de poesia de autores portugueses, publicadas em 2020 e 2021, e contou com uma participação recorde de quase centena e meia de inscritos”.

O vencedor irá receber o prémio no dia 2 de julho, numa cerimónia no Theatro Circo, no âmbito da Feira do Livro de Braga.

João Luís Barreto Guimarães, que é também médico, nasceu em junho de 1967 no Porto e escreveu 11 livros de poesia, os primeiros sete reunidos em Poesia Reunida (2011), a que se seguiram Você está Aqui (2013), Mediterrâneo (2016), Nómada (2018), a antologia O Tempo Avança por Sílabas (2019) e Movimento (2020).

João Luís Barreto Guimarães já foi distinguido, entre outros, com o Prémio Criatividade Nações Unidas 1992, o Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa 2017, o Prémio Livro de Poesia do Ano Bertrand 2018, o Prémio Literário Armando da Silva Carvalho 2020 e o Willow Run Poetry Book Award 2020.

No ano passado, o prémio foi atribuído ao romance Livro de Vozes e Sombras, de João de Melo.

 


por Lusa e Público | 9 de maio de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,758,644