"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A Colónia de Férias transformada em campo de concentração

Um romance comovente sobre um episódio desconhecido da Segunda Guerra Mundial. 


Há episódios desconhecidos da Segunda Guerra Mundial que são capazes de revelar o impacto e o sofrimento a que milhões de crianças estão sujeitas num conflito em larga escala. A Colónia de Férias, o romance de estreia de Manuela Piemonte, lança a luz sobre uma dessas histórias e chega às livrarias num período em que a Guerra volta a assolar o velho continente e as vidas de milhões de crianças são colocadas em suspenso. Disponível a partir de 5 de maio de 2022 com o selo da Porto Editora.

No final da década de 30 do século passado, as crianças dos países africanos sob domínio italiano eram trazidas para Colónias de Férias em Itália, com o propósito de conhecerem o país, o Império e serem doutrinadas no regime de Mussolini. Mas em 1940, com a expansão da Segunda Grande Guerra em território europeu e africano, os três meses de férias e formação de milhares de crianças transformaram-se num cativeiro implacável e sem fim à vista. É neste cenário que os leitores encontram as protagonistas desta história: Sara, Angela e Margherita, três irmãs líbias obrigadas a crescer sem os pais, despossadas da sua identidade e subjugadas pela disciplina e propaganda fascista.

Com uma escrita que mistura habilmente ficção e realidade, Manuela Piemonte construiu um romance profundamente emotivo, que permite acompanhar a bravura destas três jovens enquanto lutam, na companhia de outras crianças, por manter a esperança e a identidade, até que entendem que a única saída possível, a fuga de uma Colónia de Férias que se transformou em campo de concentração, pode ser a sua salvação ou o seu carrasco.

SOBRE O LIVRO
A Colónia de Férias
Três irmãs reféns da guerra, unidas pelo desejo de regressarem a casa.
Sara, Angela e Margherita crescem numa família feliz na Líbia, então uma possessão italiana.
No início de 1940, por ordem de Mussolini, as três irmãs, juntamente com outras treze mil crianças da Líbia, são levadas a conhecer a Itália durante as férias de verão e embarcam cheias de expectativas. Mas com o início da guerra, as férias de três meses transformam-se num interminável cativeiro: as irmãs acabam num campo para jovens fascistas, obrigadas a crescer num mundo sem pais, onde reinam a disciplina de ferro e o terror, obedecendo aos ditames da propaganda de Mussolini.
Quando o desejo de regressar a casa se torna insuportável, as três irmãs só veem uma saída: fugirem juntas, pondo em risco a própria vida... 

Título: A Colónia de Férias
Autora: Manuela Piemonte
Tradução: Simonetta Neto
Páginas: 340
PVP: 17,70€

Ver primeiras páginas 

SOBRE A AUTORA
Manuela Piemonte
Nasceu em Milão em 1978. Licenciada em Literatura Latino-Americana, é professora, editora, tradutora e guionista. Vive entre Milão e Roma. A Colónia de Férias é o seu primeiro romance. 
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,425,299