"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Violinista italiano lança álbum de homenagem ao compositor português Luís de Freitas Branco

O violinista italiano Alessio Bidoli, reconhecido como solista nos principais palcos italianos, e como interprete de gravações para as editoras Sony Classical e Decca Universal, dedica o seu novo álbum inteiramente às composições do português Luís de Freitas Branco. 


“Freitas Branco - Complete Violin Sonatas and Piano Trio” foi lançado pela Sony Classical e está disponível para venda online, assim como em todas as plataformas de streaming.

O último projeto de Alessio Bidoli aconteceu por acaso. Depois de gravar a música de câmara de Nino Rota, em 2020, procurava por algo surpreendente que pudesse apresentar ao público italiano e deparou-se com sinfonias de um compositor português que desconhecia por completo: Luís de Freitas Branco. De seguida, encontrou as partituras para música de câmara que o compositor criou para violino, duas sonatas, e um trio. “Freitas Branco - Complete Violin Sonatas and Piano Trio” é composto por quatro temas: “Trio for Violin, Cello and Piano (1908)”; “Violin Sonata No. 1 (1908)”; “Prélude, for Violin and Piano (1910)”; e “Violin Sonata No. 2 (1928)”.

Os três primeiros temas remetem para as composições ambiciosas do início de carreira do compositor português, como “Violin Sonata No. 1 (1908)”, que compôs com apenas 17 anos, quando estudava com Désiré Pâque, compositor belga radicado em Lisboa. Segundo o musicólogo italiano Franco Pulcini: “As partituras de câmara do Freitas Branco revelam o seu amor pela cor instrumental tingida de uma natureza tímida e introspetiva, a placidez de um carácter lunar e distante que provavelmente espelhava a localização isolada da sua maravilhosa pátria – Portugal –, um pequeno e orgulhoso país localizado pela imensidão sem fim do Oceano Atlântico, aberto ao mundo e aos vastos espaços do espírito”.

O autor do álbum “Freitas Branco - Complete Violin Sonatas and Piano Trio” é Alessio Bidoli, violinista nascido em Milão, 1986, de uma família construtora de violinos na Lombardia – o seu próprio violino foi construído pelo avô. Alessio Bidoli começou a estudar violino aos sete anos, formou-se no Conservatório Giuseppe Verdi, em Milão; no Conservatório de Lausanne; Universidade Mozarteum, em Salzburg; Accademia Chigiana, em Siena; e na Imola International Academy. Hoje é um dos principais solistas de violino de palcos italianos, professor no Conservatório de Bari, e intérprete de nove álbuns de música clássica editados para editoras como a Sony Classical e Decca Universal. Mais informações biográficas: https://www.alessiobidoli.com/

Ao lado de Alessio Bidoli, está o violoncelista francês Alain Meunier, e o pianista italiano Bruno Canino. Alain Meunier nasceu em Paris, em 1942, é formado no Conservatório de Paris, e foi professor na Accademia Chigiana durante 33 anos. É reconhecido pela sua interpretação das suites de Bach, editadas pela Harmonic Records. Bruno Canino nasceu em Nápoles, em 1935, estudou piano no Conservatório Giuseppe Verdi, em Milão, e foi professor no mesmo conservatório durante 24 anos, assim como membro de orquestras relevantes como a Berliner Philharmoniker e a New York Philharmonic Orchestra. Hoje é professor na Scuola di Musica, em Fiesole. 


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,758,963