"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O encantamento do crime às avessas

Livros do Brasil publica O Mistério da Laranja Chinesa, o sétimo título de Ellery Queen na coleção Vampiro.


História surpreendente que joga com o conceito de inversão, apresentando um cenário do crime em que tudo está ao contrário, O Mistério da Laranja Chinesa foi originalmente publicado em 1934. Então como hoje, a obra cativa o leitor pela excecionalidade da história que lhe serve de esqueleto: «O caso do homicídio mais extraordinário dos tempos modernos», nas palavras de J.J. McC, que assina a introdução. Um pequeno exagero talvez, bem ao gosto do espírito travesso de Ellery Queen , a quem cabe a responsabilidade exclusiva da invenção deste prefaciador anónimo. Ainda assim, dois anos depois da publicação original, o livro serviu de inspiração ao filme The Mandarin Mistery . Em 1981, foi eleito um dos dez melhores «mistérios de quarto fechado de todos os tempos», numa votação de um painel composto por especialistas como Julian Symons, Edward D. Hoch, Howard Haycraft e Otto Penzler.

O livro já se encontra em pré-venda.

SOBRE O LIVRO
O Mistério da Laranja Chinesa
Os escritórios do editor de literatura e renomado colecionador de selos e joias Donald Kirk sempre foram palco para atividades invulgares, mas nada fazia adivinhar a sinistra bizarria que haveria de acolher. Um visitante anónimo chega para falar com Kirk e é encaminhado para uma sala, onde deve esperar pelo seu regresso. Mas pouco depois é encontrado caído no chão, morto. Ninguém entrou naquele espaço e ninguém dele saiu, mas é mais do que evidente que a cena do crime foi manipulada: tudo naquela sala – incluindo mobília, quadros e até o vestuário da vítima – foi virado do avesso. Duas lanças ladeiam o cadáver e, de uma fruteira, uma tangerina desapareceu. Ellery Queen fora convidado para um banquete no edifício e chega mesmo a tempo de testemunhar a descoberta deste insólito cenário. Agora, cabe ao famoso detetive apurar o seu faro dedutivo para desvendar este crime complexo, e nenhum pormenor pode ser ignorado. 

Título: O Mistério da Laranja Chinesa
Autor: Ellery Queen
Tradutor: James Amado
Revisão para Portugal por: Baptista de Carvalho e Elisabete Nunes
N.º de Páginas: 288
PVP: 8,80 €
Coleção: Vampiro (N.º 44)

Ver primeiras páginas 

SOBRE O AUTOR
Ellery Queen
É o pseudónimo conjunto de Frederic Dannay (de seu verdadeiro nome Daniel Nathan, nascido em 1905 e falecido em 1982, em Nova Iorque) e do seu primo Manfred B. Lee (Manford Lepofsky, também nascido em 1905 e falecido em 1971, naquela mesma cidade). Ambos com experiência em publicidade e leitores ávidos das histórias de Sherlock Holmes, a dupla escreveu o seu primeiro romance, O Mistério do Chapéu Romano , em 1929, apresentando então o detetive Ellery Queen, ele próprio escritor de romances policiais, formado em Harvard, dono de uma genialidade tão grandiosa quanto a sua arrogância. Até 1971, Ellery Queen foi autor e herói de mais de trinta romances, numerosas novelas, peças radiofónicas, filmes e séries de televisão. A par desta obra abundante e de qualidade, Dannay e Lee deixaram também a sua marca na história da literatura policial pela criação, em 1941, da Ellery Queen’s Mystery Magazine, famosa revista policial ainda hoje em atividade. 
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,424,843