"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Duas novas aquisições de obras de arte para o Palácio Nacional da Ajuda

No passado mês de abril foram adquiridas importantes obras de arte para o Palácio Nacional da Ajuda.

Retrato da segunda imperatriz do Brasil e duquesa de Bragança, segunda mulher de D. Pedro IV, D. Amélia de Leuchtenberg (1812-1873)


Serão expostas ao público pela primeira vez na noite de 14 de maio – Noite de Museus 2022.

Um retrato da segunda imperatriz do Brasil e duquesa de Bragança, segunda mulher de D. Pedro IV, D. Amélia de Leuchtenberg (1812-1873), adquirido pela DGPC a um colecionador privado em Munique.

A pintura, datada de 1829, é da autoria do pintor Joseph Karl Stieler (1781-1858), conhecido, entre outras obras, por ser o autor do único retrato de  Ludwig van Beethoven em vida,  assim como retratista da família real da Baviera e da famosa galeria de beldades ao tempo do rei bávaro Luís I (1786 – 1868) no Palácio de Nymphenburg em Munique.

Este retrato vem colmatar a saída de dois retratos de D. Pedro IV e D. Amélia existentes neste palácio ao tempo da monarquia, e que foram retirados para outros serviços públicos durante a República.

Trata-se da única pintura deste famoso retratista existente nas coleções públicas em Portugal.

Um conjunto de cristal pertencente à rainha D. Maria Pia doado por um mecenas privado. 



No passado dia 15 de março, o Palácio Nacional da Ajuda adquiriu na Veritas Arts Auctioneers, através de um mecenas privado, um serviço de 157 peças outrora pertencente à rainha D. Maria Pia.

Trata-se de um luxuoso conjunto em cristal, decorado com elementos geometrizados e vegetalistas estilizados, gravados e enriquecido pelo monograma da Rainha encimado por coroa real, gravado e dourado.

Muito provavelmente da fábrica Baccarat, o serviço foi adquirido pela soberana de Portugal entre os anos de 1894 e 1901 nos armazéns Emile Bourgeois. Grand Dépôt, em Paris tendo entrado no paço da Ajuda em 1902. Posteriormente foi transferido para o Paço do Estoril, tendo se perdido o rasto após a implantação da República.

Agora, após mais de um século, o conjunto volta a casa.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,758,792