"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Obra de Camilo Castelo Branco mostra o lado negro de Sebastião José de Carvalho e Melo

Em 1882, Camilo Castelo Branco respondeu ao clima de celebração do centenário da morte do Marquês de Pombal com um ensaio biográfico que mostrou o homem cruel por trás do estadista visionário.


Agora, 140 anos depois, Perfil do Marquês de Pombal tem nova edição, que adota o título escolhido por Camilo para o último capítulo da obra. Fundamental para compreender uma figura controversa da história de Portugal, Marquês de Pombal – Réu Confesso chega à rede livreira nacional com o selo da recém-inaugurada coleção da Guerra e Paz Editores: «Biografias Guerra e Paz». 

Quem foi Sebastião José de Carvalho e Melo, conde de Oeiras e marquês de Pombal? Um grande homem ou um déspota cruel? Para Camilo Castelo Branco, um dos maiores escritores de sempre de língua portuguesa, não sobram dúvidas: foi um «homem feroz». No livro Perfil do Marquês de Pombal, o vulto da literatura portuguesa apresentou um retrato do marquês pintado a cores negríssimas. E fez questão de assinalar nessa biografia «o maior número de acessórios e contingências que o fizeram tão cruel». 

O grande romancista apresentava assim, em 1882, uma faceta menos divulgada, a de biógrafo e historiador, numa obra que pretendia isenta: «Este livro não pode agradar a ninguém.  Nem aos absolutistas, nem aos republicanos, nem aos temperados.» Porém, Camilo tece duras críticas às ações mais polémicas de Sebastião José de Carvalho e Melo. «Se ele podia ser melhor e fazer mais do que fez, diga-o a crítica; escusa, porém, de me observar que poderia ser pior, porque eu, quod absurdum, não creio.»

Sobre a obra, Manuel Simões, diretor da Casa de Camilo desde 1982 até à sua morte, em 1995, e fundador e diretor do Centro de Estudos Camilianos (1987-1995), escreveu: «Este rigoroso libelo acusatório foi uma voz discordante, porventura a que gritou mais alto, no concerto laudatório que celebrou entre nós o primeiro centenário da morte do grande Marquês.»

Uma biografia ricamente documentada, de grande valor literário e fundamental para compreender uma personalidade marcante do século XVIII, em Portugal, Perfil do Marquês de Pombal é agora recuperada numa nova edição da Guerra e Paz, que tomou a liberdade de lhe mudar o título. A justificação para tal ousadia está na contracapa: «Mais do que um perfil, é uma acusação e, por isso, tomámos a liberdade, nesta nova edição, de lhe dar um novo título, retirado do último capítulo da obra: Marquês de Pombal – Réu Confesso

A obra chega  à rede livreira nacional com o selo da coleção «Biografias Guerra e Paz», recentemente inaugurada com um encontro de dois grandes pensadores:  Nietzsche – O Combate com o Demónio, de Stefan Zweig.  

Marquês de Pombal – Réu Confesso 
Camilo Castelo Branco
Biografias Guerra e Paz
Não-Ficção / Biografia
248 páginas · 15x23 · 16 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,723,276