Publicações
Contra a tirania dos donos do dinheiro
Porto Editora publica Independência, o novo romance de Javier Cercas que dá continuidade às personagens e à trama de Terra Alta.
Sequela do título Terra Alta – Prémio Planeta 2019 e a estreia de Javier Cercas no género policial –, Independência traz-nos de volta como protagonista o anti-herói Melchor Marín. A sua solidão ampliou-se com a viuvez e nele permanece o tormento do homicídio da mãe por resolver. A relativa inatividade e a placidez natural da esquadra da Catalunha profunda, que lhe fez tão bem anos antes, quando Olga estava viva, parecem agora matá-lo aos poucos. Nem a filha Cosette, nem a paixão pelos livros são já capazes de o resgatar desta melancolia. Melchor pensa mudar de vida, abandonar a profissão, deixar tudo para trás e recomeçar algures. Até ao dia em que o convocam para um novo caso…
O livro já se encontra em pré-venda.
Conheça o livro nas palavras do próprio autor:
SOBRE O LIVRO
Independência
Como enfrentar quem na sombra maneja o poder? Como vingar-se de quem tanto mal lhe fez? Volta Melchor Marín. E volta a Barcelona, aonde foi chamado para investigar um caso delicado: a presidente da Câmara está a ser chantageada com um vídeo sexual. Com um sentido inflexível de justiça e uma integridade moral inabalável, Melchor deverá desmontar uma extorsão cujas intenções não são claras. Para tal, terá de penetrar no mais fundo dos círculos do poder, onde reinam o cinismo, a ambição sem escrúpulos e a brutalidade da corrupção. E é nesse palco que este romance absorvente e selvagem, povoado de personagens memoráveis, se converte num retrato demolidor da elite político-económica de Barcelona, mas, sobretudo, num poderoso grito contra a tirania dos detentores do dinheiro e os amos do mundo.
Ver primeiras páginas
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Considero o Javier Cercas um dos maiores escritores da nossa língua.»
Mario Vargas Llosa, El País
«O melhor de Javier Cercas. Um romance incrível.»
J. M. Pozuelo Yvancos, ABC Cultural
«O novo Cercas volta a brilhar.»
Jordi Amat, La Vanguardia
«[Cercas] teceu nesta nova peripécia do seu "mosso" Melchor Marín a melhor engrenagem narrativa da sua trajetória.»
El Periódico
SOBRE O AUTOR
Javier Cercas
Nasceu em Ibahernando, Cáceres, em 1962. Os seus livros foram traduzidos para mais de trinta línguas e obtiveram diversos prémios, de que destacamos: Prémio Nacional de Literatura, Prémio Cidade de Barcelona, Prémio Salambó, Prémio da Crítica do Chile, Prémio Llibreter, Prémio Qué Leer, Prémio Grinzane Cavour, Prémio The Independent Foreign Fiction, Prémio Arcebispo Juan de San Clemente, Prémio Cálamo, Prémio Mondello, Prémio Internacional Terenci Moix e The European Athens Prize for Literature. Em 2011, foi-lhe atribuído o Prémio Internacional do Salão do Livro de Turim pelo conjunto da sua obra. Foram publicados em Portugal os seus livros Soldados de Salamina, O Monarca das Sombras, Anatomia de um Instante, A Velocidade da Luz, O Inquilino, As Leis da Fronteira (vencedor do Prémio Literário Casino da Póvoa / Correntes d’Escritas 2016), O Impostor e Terra Alta (Prémio Planeta 2019).