"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Biografia de Frederico da Cunha

Fundação Amélia de Mello e Nova School of Business  & Economics lançam biografia de Frederico da Cunha.


Depois das biografias Luís Barbosa: Um Gestor com Alma de ArtistaVístulo de Abreu: O Primeiro Gestor Moderno de Portugal e José Miguel Leal da Silva: Entre Química e Minas, a Fundação Amélia de Mello e a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) apresentam agora Frederico da Cunha: Gestor Empático e Próximo das Equipas. Neste quarto livro da coleção «Histórias de Liderança», a jornalista Maria João Alexandre fala-nos da vida e obra de Frederico da Cunha. O gestor teve um papel decisivo na reestruturação da CUF, na década de 1970, dedicou quatro décadas ao Grupo Queiroz Pereira e foi uma peça central no apuramento da verdade no caso da queda do Banco Espírito Santo. Com prefácio de António Galvão Lucas, engenheiro e quadro superior na CUF, e posfácio de Miguel Pina e Cunha, gestor e professor na Nova SBE, Frederico da Cunha: Gestor Empático e Próximo das Equipas é uma edição Guerra e Paz que se encontra disponível, quer na rede livreira nacional, quer nas plataformas de comercialização de ebooks.

Sobre a obra:
Frederico da Cunha: Gestor Empático e Próximo das Equipas
 é assinado pela jornalista Maria João Alexandre e resulta de várias entrevistas e pesquisa bibliográfica. A obra acompanha a carreira de Frederico da Cunha, um gestor que, aos 22 anos, entra no Grupo CUF como estagiário e, apenas uma década depois, assume a direção de todas as fábricas do Barreiro.

O biografado teve um papel decisivo na reestruturação da Cooperativa União Fabril (CUF), em 1970, e, depois da revolução de Abril de 1974, viria a ser saneado da companhia química, depois de ter estado preso em Caxias, por ser cunhado de Jorge de Mello (marido da sua irmã) e de Manuel Ricardo Espírito Santo (irmão da sua mulher). Viveu alguns anos no Brasil, seguindo-se quatro décadas de carreira ao serviço do Grupo Queiroz Pereira, onde acompanhou o processo de privatização da cimenteira Secil e da gigante do papel, Portucel Soporcel.

No livro, Maria João Alexandre mostra-nos, através de relatos e entrevistas, que Frederico da Cunha se revelou sempre um gestor empático e próximo dos seus colaboradores, um dos segredos para a longa e profícua carreira na gestão de equipas e projetos. A obra põe ainda a descoberto os meandros da queda do Banco Espírito Santo, escândalo e saga familiar em que Frederico da Cunha é peça central na revelação da verdade.

Frederico da Cunha: Gestor Empático e Próximo das Equipas é a quarta obra da coleção «Histórias de Liderança», que nos dá a conhecer a vida daqueles que contribuíram para definir a natureza da gestão em Portugal, para memória futura, e cujos livros são fruto de pesquisa e de múltiplas entrevistas com os biografados e figuras que com eles conviveram, juntando também relevante acervo fotográfico.

Sobre a FAM:
A Fundação Amélia de Mello, instituição de direito privado com estatuto de utilidade pública, surgiu em 1964, por iniciativa de D. Manuel de Mello, genro de Alfredo da Silva, em homenagem à sua mulher, para dar continuidade e reforçar a inovadora ação social do Grupo CUF – Companhia União Fabril, a qual se vinha desenvolvendo desde o início do século passado. O essencial da visão que a Fundação hoje assume aponta no sentido da valorização prioritária da educação e das instituições ligadas a esse sector e com as quais tem tido fortes aproximação e afinidades, sempre dentro do mais estrito rigor e no respeito da vontade do instituidor da Fundação, D. Manuel de Mello. Essa tradição do futuro, que norteia todas as atividades da Fundação, admite que é possível recolher as lições da história e projetar os exemplos de excelência do seu extraordinário passado. 

Sobre a Nova SBE:
A Nova SBE é a mais prestigiada escola de «Business & Economics» em Portugal e uma das principais escolas de business da Europa. É a Faculdade de Ciências Económicas, Financeiras e de Gestão da Universidade NOVA de Lisboa. O atual Dean é o Prof. Dr. Daniel Traça (PhD, Columbia University). A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007. É uma das 77 escolas de business com a atribuição de ser uma instituição Triple Crown em todo o mundo, o que implica a acreditação pela EQUIS, AMBA e AACSB. Foi a primeira escola de business portuguesa a adquirir acreditações internacionais e reconhecimento de renome mundial no ensino superior. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como o principal idioma de ensino. Mais de metade dos cursos de graduação e todos os programas de mestrado, MBA e PhD são lecionados em inglês.

Sobre a Guerra e Paz
Fundada em 10 de abril de 2006, com o lema «é preciso virar a página», a Guerra e Paz é uma editora generalista, com um catálogo que privilegia o louvor a um património cultural de matriz universal e que se alinha do lado da ciência e da razão, do universalismo e da tolerância. A editora procura, numa parte relevante das suas edições, reinventar o livro, apresentando um grafismo ousado, que não teme a rutura dos modelos tradicionais, criando formatos inovadores e cruzando materiais por vezes improváveis, como madeira, pano, papel de jornal, fotografias ou pintura nas suas edições. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,723,469