"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Assírio & Alvim publica Diários de Viagem, de Walter Benjamin

Poucas vezes nos perguntamos onde estava, e em que condições vivia e pensava Walter Benjamin quando escreve este ou aquele texto, dos muitos que se podem ler nesta edição das suas Obras.


É desse substrato biográfico, material e existencial da sua escrita que dão conta os Diários de Viagem incluídos neste oitavo volume da coleção da Assírio & Alvim exclusivamente dedicada ao autor. 

Com edição e tradução de João Barrento, que também assina a introdução, este volume deixa bem claro que «todos os diários e apontamentos de viagens de Walter Benjamin serão, a partir da juventude e sobretudo durante as décadas de vinte e trinta, o seu registo de lugares estrangeiros que se transformam em casa temporária, desejada e procurada, para alguém cuja vida foi um permanente exílio em relação ao lugar e à classe que o viu nascer». Paris, Moscovo, Locarno, Milão, Verona, Ibiza ou Svendborg são algumas das paragens aqui evocadas. 

«[…] Uma figura marcante da primeira metade do século xx, que passou grande parte da vida a viajar pela Europa como judeu errante. […] São diários redigidos retrospetivamente, ou seja, escritos já algum tempo depois dos acontecimentos que descrevem, o que lhes dá uma carga reflexiva adicional. […] Nestes textos, ao contrário de boa parte dos ensaios que Benjamin escreveu, ele não recusa a primeira pessoa do singular: usa a palavra “Eu” com abundância, o que nos dá – a nós, leitores – uma experiência de proximidade com o autor, por vezes surpreendente.»

Carlos Vaz Marques

SOBRE O LIVRO
Diários de Viagem
Estes diários são, juntamente com a correspondência que os acompanha, documentos importantes para conhecer melhor este pensador sem casa que viveu e escreveu em estado permanente de viagem, ou de exílio, não apenas como circunstância imposta de fora (como aconteceria nos anos trinta), mas como condição necessária, a do apelo do longe e do diferente que alimenta as derivas da vida e do pensamento, num movimento centrífugo constante, a partir da Berlim natal. Disso dão conta os diários incluídos neste volume, testemunhos vivos das deambulações de Walter Benjamin entre 1912 e 1938.

Ver primeiras páginas 

Título: Diários de Viagem
Autor: Walter Benjamin
N.º de Páginas: 408
PVP: 19,90€
Coleção: Obras escolhidas de Walter Benjamin 

SOBRE O AUTOR
Walter Benjamin
Nasceu em Berlim em 1892, no seio de uma família judaica. Estudou Filosofia em Berlim, Munique e Freiburg e doutorou-se em Berna (Suíça) no ano de 1919, com a tese A Crítica de Arte no Romantismo Alemão. A ascensão de Hitler e do nazismo obrigaram-no a fugir de Berlim, em 1933. Residiu sobretudo em Paris, com passagens por Itália e por Espanha. O medo de ser entregue à Gestapo e as dificuldades em passar a fronteira entre França e Espanha conduziram-no ao suicídio em 1940. Como legado deixou-nos uma obra filosófica de uma impressionante atualidade, onde se cruzam os assuntos que tentava compreender e estudar: História, Modernidade, Arte, Tecnologia, literatura dos séculos XIX e XX e a ascensão da cultura de massas, assim como numerosas traduções e análises literárias a Baudelaire, Brecht, Hölderlin, Kafka e Proust. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,722,749