"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cristina Rodrigues cria obra de arte alusiva aos Caminhos de Santiago

Cristina Rodrigues viaja até Espanha, de 21 de abril a 6 de maio, para a gravação de um novo documentário e para recolha de informação com a finalidade de produzir uma obra de arte contemporânea sobre as danças tradicionais de algumas localidades da Andaluzia e Extremadura, emblemáticas ao longo do Caminho de Santiago.


A artista plástica portuguesa é a única estrangeira convidada a participar no projeto
 "Una ruta por los territorios de nuestro imaginario", produzido pela Acción Cultural Española, em colaboração com o Instituto de Patrimonio de España, a Dirección General de Industrias Culturales y Cooperación e oito Comunidades Autónomas (Galiza, Aragão, Astúrias, Andaluzia, La Rioja, Castela León, Cantábria e Extremadura).

"Não poderia estar mais honrada por tal convite e com a possibilidade de, mais uma vez, estudar e registar uma dimensão da cultura Espanhola", anuncia Cristina Rodrigues. "As danças populares, e rituais associados, são muitas vezes entendidas como "baixa cultura" e, deste modo, tornou-se um grande desafio retratar este legado em Espanha e em Portugal, fazendo justiça a todos os bailarinos e músicos que dedicaram as suas vidas a esta prática. Este é um importante registo da sociedade contemporânea e das suas formas de expressão artística. A instalação de arte é composta por mais de uma dezena de esculturas de figuras humanas em ferro com uma saia têxtil, eternizando assim, o movimento das saias utilizadas pelos bailarinos espanhóis – os Mayordomos – e as bailarinas portuguesas – as Mordomas."

Trata-se de um dos mais relevantes projetos culturais que integram as Comemorações Jacobeias, a decorrer até ao final de 2022, num país onde a artista plástica, nascida no Porto em 1980, já realizou vários projetos e exposições.

A Acción Cultural Española é uma entidade pública, da tutela do Ministério da Cultura e do Desporto de Espanha, dedicada a impulsionar e promover a cultura e o património espanhol, dentro e fora das suas fronteiras, através de um amplo programa de atividades e iniciativas que promovem a mobilidade de profissionais e criadores.

A obra "Mordomas", que alia o ferro ao têxtil, será apresentada em exposição, em Caminha, a 11 de junho de 2022, e posteriormente em Espanha, em data a anunciar.

De notar que o percurso de Caminha, do Caminho de Santiago, é o último ponto de passagem para os peregrinos que fazem o Caminho Português da Costa. Acresce que as danças tradicionais e rituais de Caminha encontram paralelo com as praticadas naquelas regiões espanholas. A obra será uma reflexão de dois costumes semelhantes de localidades de dois países, separados por mais de 1000 km, mas unidos pelo Caminho de Santiago.

Agenda
Música

Concerto de Reis

Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva 8 Jan 2025  |  18h30

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
100,982,076