"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Maria Beata lança Museu da Beata com exposição "repugnante"

Numa campanha provocativa assinada pela Lola-Normajean, Maria Beata, marca inovadora de cinzeiros portáteis, ironiza a “criatividade” daqueles que deitam fora as beatas de cigarro nos lugares mais inusitados.


A ideia parte de uma mecânica simples: encontrar beatas descartadas que se parecem com obras de arte ou monumentos, identificá-las com placas provocativas e limpá-las, não sem antes adicionar cada peça ao Museu da Beata, uma exibição numa galeria virtual no Instagram da marca.

Uma beata apagada sobre uma concha no areal torna-se a obra “O Nascimento da Parvoíce”, em comparação à grande obra de Botticelli “O Nascimento de Vênus”. Beatas organizadas em círculo são batizadas de "Stonehenge", e quando postas sobre fezes animais tornam-se uma obra intitulada “Self-portrait”.

Além de consciencializar as pessoas a respeito da maior fonte de lixo dos oceanos, a ideia é também convidar toda a gente a encontrar estas obras repugnantes, fotografar e limpá-las. “Qualquer um pode ser um curador do Museu da Beata”, diz a criatividade, que também aponta uma solução muito mais simples para este problema ambiental: descartar corretamente as beatas nos cinzeiros portáteis da marca.

Aos que desejam ver todas as obras ou mesmo tornar-se curadores e submeter as suas “descobertas”, podem fazê-lo pelo perfil de Instagram oficial da marca: @mariabeata.pt. Toda participação é bem-vinda, afinal, quanto maior esta coleção insólita ficar, mais limpas ficarão também as ruas de Portugal e, por consequência, os oceanos.

Agenda
Música

Concerto de Reis

Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva 8 Jan 2025  |  18h30

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
100,982,964