Notícias
"Balsame" é o novo álbum de Xinobi
Xinobi apresentou o seu terceiro e mais recente álbum, "Balsame", com selo Discotexas.
Um grito de amor traduzido em 10 temas, este álbum mostra-nos uma maturidade nunca antes vista do produtor e conta com uma lista de colaborações femininas que atravessam tanto as fronteiras musicais como geográficas, com as vozes de Meta_, Alem-i Adastra, Margarida Encarnação e Arâm.
Numa incessante busca pela felicidade, neste novo álbum Xinobi promove a proatividade em detrimento da reatividade, ao desafiar-se a olhar para um futuro de mente aberta. Enquanto que o anterior disco “On the Quiet” é orientado para uma experiência mais pessoal e introspectiva, o novo álbum aborda uma perspectiva coletiva e abrangente da comunidade ao introduzir a ideia de algo que apazigua um desconforto global. Xinobi explica melhor: "Vejo-o quase como um bálsamo, para amenizar as cicatrizes diárias e a luta social lá fora. Não de uma forma introspectiva, mas através da ação, do movimento e do questionamento coletivo. A procura constante de consolo, para apaziguar as nossas dores, só será possível satisfazer através da ação, através do questionamento ativo e proativo, na rua ou em casa, da forma mais coletiva possível. É um cliché, mas: A unidade faz a força. E as pessoas provaram ao longo do tempo que juntas são melhores, questionam melhor, agem melhor e, coletivamente, curam melhor".
A viagem por “Balsame” começou com o primeiro single “La Tormenta” em colaboração com Mariana Bragada, que explora a essência da voz e assina como Meta_. O single retrata a força e o poder das mulheres, que sempre conseguem sair da escuridão e traz uma sonoridade híbrida entre a natureza e a tecnologia, que se fundem com a língua espanhola, cantada por uma portuguesa. Meta_ inspira-se nesta natureza, no amor e na É no dia 8 de abril que Xinobi apresenta o seu terceiro e mais recente álbum, “Balsame”, com selo Discotexas. Um grito de amor traduzido em 10 temas, este álbum mostra-nos uma maturidade nunca antes vista do produtor e conta com uma lista de colaborações femininas que atravessam tanto as fronteiras musicais como geográficas, com as vozes de Meta_, Alem-i Adastra, Margarida Encarnação e Arâm. “ B A L S A M E ” É O N O V O Á L B U M D E X I N O B I liberdade, ao tecer melodias que ligam à sua própria essência quem a escuta, ao expressar livremente a verdade e a eternizar a força das mulheres ao longo dos séculos. E, já agora, ao longo deste álbum já que Meta_ empresta também a sua voz para ilustrar o tema “Mujer”.
“Amor Cego” é o single que se segue nesta viagem, em colaboração com Margarida Encarnação que acrescenta ao tema a voz da sua alma, tão imponente. Ainda no disco, que conta com mais de 3 idiomas diferentes, escutamos a artista turca Alem-i Adastra em “Ba?a Bela”, e Arâm em “Phénix”. A presença da artista não termina nesta faixa e revela-se a mensageira de todo o projecto ao contribuir ainda com a sua voz tão cativante na faixa que dá nome ao disco e no tema “La Vie”.
Todas as faixas estão naturalmente orientadas para a pista de dança, da qual Xinobi se tornou sinónino. Entrelaçando-se e complementando-se, o disco pode ser escutado em partes ou do início ao fim, vivendo paralelamente dentro dos limites da pista de dança, ou transportado até aos nossos headphones para ser escutado de uma forma mais individual. Para além de todas as colaborações referidas, todo o design do álbum foi pensado e criado de raiz pelo talentoso Bráulio Amado, que nos promove um banquete visual que se liga intrinsecamente à mensagem de “Balsame”.
O simples processo de cura é considerado como "revolucionário" para Xinobi. O produtor acrescenta: "A cura é algo perturbador num mundo que tende a deteriorar a vida. Imaginem um processo universal revigorante como um caminho para a liberdade". É num apelo à coletividade, ao “think local, act global” que Xinobi nos relembra da força da união. E é nesta força que se baseia para criar “Balsame”. O álbum chegou às plataformas digitais a 8 de abril.
BIOGRAFIA
Com lançamentos pelas editoras Discotexas, Anjunadeep, Frau Blau, Do No Sit, MoBlack, Radiant and Ministry of Sound, Xinobi ganhou nome no mundo da música. Com remixes, edições, e reworks para artistas como Joris Voorn, O Terno, Crooked Colours, Moullinex, Luca Musto, Nicolas Jaar, Toro Y Moi, Agnes Obel, Kraak & Smaak, John Grant, Kris Menace and Riva Starr , acabou por provar a suas capacidade de recriar novos universos sonoros para temas já conhecidos nas pistas de dança. Em 2014, lançou o seu álbum de estreia “1975”, com elementos de bandas sonoras ao estilo Morricone, e influências de dub, deep house, disco, e acid, entregues a uma sensibilidade pop e um flare individual que o distingue de outros produtores de música de dança com uma visão mais genérica. Seguiu-se “On The Quiet” em 2017, um álbum com foco na história dos produtores de música electrónica, desde o punk rock e skateboarding até à música house, e como a música de dança pode ter um papel de consciencialização social.
2021 foi um ano muito produtivo para Xinobi. Bruno Cardoso convidou-nos a revisitar XINOBI Mais informações carina.silva@msounds.pt | +351 919 993 383 joao.fernandes@msounds.pt | +351 910 392 292 francisca.cunha@msounds.pt | +351 918 401 319 “On the Quiet”, numa versão expandida cheia de surpresas; voltou a colaborar com Gisela João em “Tábuas do Palco I”; produziu uma extensa lista de remixes para nomes como Luca Musto, Omri Guetta e Omer Tayar; editou o EP de 4 temas “Morangos” pela Frau Blau; e completou o ano com os temas “Helium” e “Imaginary Numbers”, este último juntamente com o seu parceiro de editora, Moullinex. Foi no tempo que restou que foi concebido “Balsame”.
Linktree