Notícias
Visita de Líderes Religiosos à Ucrânia no dia 12 de abril
A missão histórica une líderes de muitas religiões para demonstrar amizade e solidariedade com o povo da Ucrânia e todos os que foram impactados pela guerra.
Uma delegação de líderes religiosos de alto nível fará uma visita histórica a campos de refugiados e a cidade de Chernivtsi, Ucrânia, em 12 de abril. Os participantes incluem: o Arcebispo de Canterbury (Emérito), Rowan Williams (Anglicano, Reino Unido), Rabino Jonathan Wittenberg (Judeu, Reino Unido), Grande Mufti (Emérito) Mustafa Ceric (Muçulmano, Bósnia), Arcebispo Nikitas Lulias (Arcebispo Ortodoxo do Reino Unido), Grande Imam Yahya Pallavacini (Muslim, Itália), Br. Massimo Fusarelli (Ministro Geral Católico, Ordem Franciscana dos Frades, Itália), Swami Sarvapriyananda (Hindu, Índia/EUA), Abadessa Irmã Giác Nghiêm, (Budista, França), e muitos outros.
Os líderes visitarão vários locais na região de Chernivtsi para mostrar amizade, oferecer conforto e compartilhar experiências de manutenção do bem-estar espiritual em circunstâncias angustiantes.
Como parte desta visita, será realizado um evento público no principal teatro da cidade, onde os líderes religiosos irão abordar refugiados e outros cidadãos impactados pela guerra. Suas palavras serão acompanhadas por música ao vivo interlúdios de instituições religiosas fora da Ucrânia, testemunhos de refugiados e interações com membros da audiência. Este será o primeiro evento público permitido no teatro desde o início da guerra.
As mensagens do evento são informadas por um relatório da Glocalities, no qual cerca de 25.000 pessoas foram entrevistados em toda a UE, Rússia e Ucrânia sobre seus valores em 2020. Seu relatório, publicado hoje, mostra repetidas vezes que em todos os três espaços, os valores mais elevados de aspiração das pessoas eram idênticos. Martijn Lampert, o Diretor de Pesquisa da Glocalities, disse que “revelamos por meios empíricos que cuidado, amizade e liberdade estavam consistentemente entre os principais valores dos respondentes.“ A missão foi enquadrada por este pesquisa e pretende demonstrar por meio de exemplos que mesmo em tempos de guerra e divisão temos que continuar apelando para os valores mais elevados da humanidade que nos unem.
O evento é uma co-iniciativa de James Sternlicht, fundador do Departamento de Paz e do Rabino Alon Goshen-Gottstein, fundador e diretor executivo do Elijah Instituto Inter-religioso com apoio e inspiração da Glocalities.
Disse James Sternlicht: “Neste momento, em um mundo tomado por profunda escuridão, devemos nos unir para curar a humanidade”.
Disse o rabino Goshen-Gottstein: “Até onde eu sei, esta é a primeira vez que uma delegação inter-religiosa assumiu uma missão de amizade e solidariedade, ao entrar num país em guerra. Isso é tanto mais notável considerando o alto nível dos representantes religiosos”.
O evento pode ser acessado via streaming de vídeo ao vivo em uma página que estará disponível no dia do evento, em http://faithinukraine.com/Stream/