"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Em Setúbal "Soam as guitarras" de 6 a 9 de abril

Salvador Sobral, Jorge e Vicente Palma, Budda Guedes e João Cabeleira, e Samuel Úria com Cláudia Pascoal são os artistas convidados da sexta-edição do Festival Soam as Guitarras que vai andar por terras sadinas.

O festival abre em Setúbal com um concerto de Salvador Sobral. Foto: CMS


Salvador Sobral e os convidados André Santos e Manuel Rocha abrem no dia 6, quarta-feira, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, a sexta edição do Festival Soam as Guitarras.

“A promoção da guitarra e das cordas, nas suas múltiplas abordagens, em ambientes de grande proximidade com o público”, é o objetivo do evento, refere o município sadino em comunicado enviado à Renascença.

No decorrer da digressão de apresentação do disco “bpm”, Salvador Sobral convocou Manuel Rocha, o guitarrista da irmã Luísa Sobral, para substituir André Santos em algumas datas ao vivo.

Manuel Rocha assumiu, assim, a função de ser o segundo guitarrista da banda, mas, nas palavras do cantor, os dois instrumentistas “representam mundos completamente distintos, com timbres e estilos diferentes” e são “ambos muito musicais e emocionais”, lê-se na nota de imprensa.

André e Manuel vão agora subir ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi, para dedilharem, em conjunto, as cordas que acompanham a voz do Salvador Sobral neste concerto.

A programação do Festival Soam as Guitarras, prossegue no dia seguinte, a 7 de abril, com um espetáculo, à mesma hora e no mesmo local, que “partilha a cumplicidade entre pai e filho”. Jorge Palma faz-se acompanhar do filho Vicente que, em conjunto vão “harmonizar vozes e guitarras numa equação onde também não falta o piano, paixão de ambos”.

O evento continua a 8 de abril, desta vez, com a apresentação de Budda Guedes e João Cabeleira, às 21h00, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, para um concerto que junta duas gerações distintas de músicos.

“Desde algumas composições inéditas a músicas da autoria e do reportório de Budda Guedes e a uma versão eletrizante de “Verdes Anos”, o espetáculo mostra “os dois músicos portugueses numa versão mais crua do que o habitual”, adianta a Câmara Municipal de Setúbal.

A encerrar o Festival Soam as Guitarras, no dia 9, também às nove da noite, no Cinema Charlot, Samuel Úria leva “Canções do Pós-Guerra”, num concerto com a participação especial de Cláudia Pascoal.

O título do concerto coincide com o nome do disco de originais que Samuel Úria lançou no final de 2020, “alusivo a uma guerra interior e espiritual, que obriga a olhar para dentro, naquilo que se assume não como um exercício egocêntrico, mas antes como parte de um caminho de necessária partilha”.

O cantautor apresenta outros temas da sua discografia e convida Cláudia Pascoal a interpretar alguns deles, entre os quais a canção “Viver”, que compôs para ela.

O festival Soam as Guitarras 2022 é coorganizado pela Ghude e municípios de Setúbal, Oeiras, Évora e Póvoa de Varzim.


por Rosário Silva in Renascença | 4 de abril de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,758,984