"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Sónar chega a Lisboa e mistura arte com tecnologia

Entre os dias 8 e 10 de abril, Lisboa vai receber pela primeira vez o festival de música eletrónica Sónar. Espalhado por quatro polos lisboetas, vai misturar temáticas como tecnologia, música e sustentabilidade.

Bicep Live fazem parte do cartaz do festival. Foto DR


O festival de música eletrónica e arte Sónar chega pela primeira vez a Lisboa. Arca, Bicep Live, Charlotte de White são alguns do nomes fazem parte do cartaz de música. Nos dias 8, 9 e 10 de abril, mais de 100 artistas de diversas áreas juntam-se para três dias de tecnologia, criatividade e arte.

O festival nasceu em 1994 em Barcelona com o objetivo de juntar a tecnologia com música. "Nós chamávamos nessa altura música avançada, artistas que estavam avançados na forma de fazer e de usar a tecnologia", afirmou Enric Palau, Fundador da Sónar Espanhola ao DN.

Foi em 2002 que o evento saiu pela primeira vez de Barcelona e foi até Londres. Atualmente, o Sónar conta com cerca de 100 edições em 36 cidades espalhadas pelo mundo, Hong Kong, Nova Iorque, Buenos Aires e Istambul são alguns exemplos. Depois de dois anos de pandemia e de um adiamento, chega a vez de Portugal, a primeira, com mais 70 concertos e atuações.

"Escolhemos Lisboa porque sentimos que é uma cidade muito atrativa e é uma forma muito interessante dar as boas-vindas ao espírito Sónar. Os sítios onde o festival vão acontecer são bons para os turistas descobrirem uma cidade fantástica. Nós pensamos que Lisboa é o momento", disse Enric Palau.

Em Lisboa, o formato do festival vai ser diferente de todos os outros: vai ter quatro polos de espetáculos, exposições e conferências. O Centro de Congressos de Lisboa, o Coliseu dos Recreios, o Pavilhão Carlos Lopes e o Hub Criativo do Beato, vão receber artistas internacionais e nacionais.

"Essa dispersão traz desafios quer na gestão de público, quer na logística. O meu maior receio é haver pessoas que não conseguem ir ao espetáculo porque a sala não tem capacidade para mais. Esse balanceamento foi uma coisa que tratamos com pinças e estou em querer que isso não vai acontecer." afirmou João Meneses, fundador do Sónar Portugal.

O Festival está dividido no Sónar by Day e no Sónar by Night. Durante o dia o evento é dedicado a discussões e espetáculos experimentais no Pavilhão Carlos Lopes. e o preço do bilhete varia entre os 50 e os 90 euros Durante a noite, o Sónar passa a um espaço musical, descrito como "uma celebração", que acontece em três sítios distintos: Centro de Congressos de Lisboa, Coliseu dos Recreios e Pavilhão Carlos Lopes. O preço varia entre 40 e 90 euros.

Outra das novidades desta edição é o Sónar+D, onde a sustentabilidade, os direitos humanos e a tecnologia são as temáticas principais. Num "não lugar"", o Hub Criativo do Beato, vão estar expostas obras de arte que incluem tecnologia, espaço para conferências e ainda espetáculos interativos. O artista Trevor Paglen e a académica Kate Crawford vão abrir as conferências do Sónar+D, explorando as questões sobre a inteligência artificial. Os bilhetes do Sónar+D variam entre 25 e 15 euros. No domingo, dia 10 de abril, o espaço vai estar aberto a todos.

"Vamos ter arte, talks e espetáculos audiovisuais. O Sónar+D tem uma postura mais reflexiva, mais refletida, mais cerebral do Sónar" explicou a curadora do Sónar+D, Patrícia Craveiro Lopes. Francisco Vidal, um dos artistas com a sua obra exposta durante os dias do festival, mistura pela primeira vez tecnologia com a sua arte: a pintura. Com ajuda de amigos e utilizando a realidade virtual, o artista criou uma experiência imersiva que convida o público a entrar dentro da sua obra, intitulada de Casulo - Still Free, com uma linha branca como guia. "A peça fala de uma tecnologia antiga, analógica que nós usamos com a fotografia e no cinema e agora a passagem para uma tecnologia de selfie e de fotografia digital." explicou Francisco Vida.


por Mariana de Melo Gonçalves in Diário de Notícias | 3 de abril de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,758,893