Notícias
Eis os nomeados para os Prémios Doc Alliance 2022
O Doc Alliance, rede que une sete grandes festivais europeus de documentários, revelou a lista dos nomeados para os Prémios Doc Alliance de 2022.
São sete curtas-metragens e sete longas-metragens seleccionadas pelos programadores dos festivais que integram a rede Doc Alliance (e da qual o Doclisboa faz parte) e que integram a 15ª edição dos Prémios Doc Alliance.
Este ano, o Doclisboa nomeia Yoon, de Pedro Figueiredo Neto e Ricardo Falcão (Melhor Longa-Metragem) e Paz, de José Oliveira e Marta Ramos (Melhor Curta-Metragem). Se o primeiro retrata a viagem circular e recorrente de um routier senegalês, numa viagem arriscada num antigo Peugeot 504, em Paz, os realizadores regressam aos escombros da Guerra Colonial Portuguesa para dar voz e escutar os testemunhos dos veteranos da guerra.
Teresa Vieira (Antena 3, Cineuropa) é a jornalista indicada pelo Doclisboa para integrar o júri formado por jornalistas e profissionais de cinema europeus, juntando-se a Leila Basma (dok.revue), Frederik Bojer Bové (POV.International), Esther Buss (Jungle World, Filmdienst, Der Tagesspiegel), Nepheli Gambade (Critikat), Nicolas Wadimoff (cineasta, responsável pelo departamento de Cinema da HEAD, Genebra) e Micha? Walkiewicz (Filmweb), que terão a tarefa de seleccionar então os filmes vencedores em ambas as categorias.
O vencedor será anunciado no dia 24 de maio no Festival de Cannes, no contexto do programa da indústria Doc Day Lunch no Marché du Film.
Sobre a Doc Alliance
A Doc Alliance é uma rede de colaboração entre 7 festivais de cinema europeus: CPH:DOX (Denmark), Doclisboa (Portugal), DOK Leipzig (Germany), FIDMarseille (France), Ji.hlava IDFF (Czech Republic), Millennium Docs Against Gravity (Poland) and Visions du Réel (Switzerland), que apoia e promove a produção e circulação de cinema documental europeu através de projectos como o Prémio Doc Alliance, atribuído a autores emergentes, e o portal de distribuição VoD dafilms.com.
Desde a entrada do Doclisboa neste projecto, foram já vencedores quatro filmes seleccionados pelo festival: Cativeiro, de André Gil Mata (2013), A Campanha do Creoula, de André Valentim Almeida (2014), Odyssey, de Sabine Groenewegen (2019) e Fantasmas: Caminho Longo para Casa, de Tiago Siopa (2020).