"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Óscares: "CODA" eleito o melhor filme

A Academia de Hollywood quebrou a tradição e distinguiu uma produção para uma plataforma de streaming. "Coda" arrecada três estatuetas, ao todo.

Equipa do "Coda" em palco. Foto: Etienne Laurent/EPA


A noite foi de óscares e a edição número 94 distinguiu "CODA" como o Melhor Filme. É a primeira vez que uma plataforma de streaming vence o mais importante prémio da Academia de Hollywood.

“CODA - No Ritmo do Coração” arrecadou ainda outras duas estatuetas: Melhor Ator Secundário para Troy Kotsur e ainda Melhor Argumento Adaptado.

O filme com argumento e realização de Siân Heder, é protagonizado por Emilia Jones, Marlee Matlin, Daniel Durant e Troy Kotsur e conta a história de uma família de surdos em que a adolescente Ruby é o único membro que consegue ouvir.

  

O filme "O Poder do Cão", que estava nomeado para 12 categorias, foi o grande derrotado da noite e leva apenas um Óscar: o de Melhor Realização para Jane Campion.

Campion, que não parou de sorrir na sala de entrevistas, disse que quando venceu o Óscar de Melhor Argumento Original por "O Piano", em 1994, a experiência foi muito diferente. "Isto é como um verdadeiro retorno e é bonito sentir que podemos fazer isso, que é possível continuar a evoluir como realizadora e ficar mais forte", explicou.

O filme de Denis Villeneuve, "Duna", foi um dos grandes vencedores da noite dos Óscares, levando para casa seis estatuetas em categorias técnicas que distinguiram desde o som à banda sonora, edição e efeitos visuais. "O objetivo era redefinir o som da ficção científica", disse o sonoplasta Mark Mangini, que venceu o Óscar de Melhor Som juntamente com Doug Hemphill, Mac Ruth, Theo Green e Ron Bartlett, nos bastidores da cerimónia.

O prémio de Melhor Ator foi atribuído a Will Smith pelo papel em "King Richard: Para Além do Jogo". Já o galardão de Melhor Atriz foi para Jessica Chastain, em "Os Olhos de Tammy Faye".

Os óscares para Melhores Atores Secundários foram para Ariana DeBose, pelo desempenho em "West Side Story", e Troy Kotsur, pelo desempenho em "Coda".



"Drive my Car" ("Conduz o meu Carro"), do Japão, venceu o Óscar de Melhor Filme Internacional.

"Summer Of Soul", de Ahmir Khalib Thompson, conquistou o Óscar Melhor Documentário em longa-metragem.

Os óscares de Melhor Argumento Original e Melhor Argumento Adaptado foram, respetivamente, para Kenneth Branagh, por "Belfast", e Sian Heder, por "Coda".

Os vencedores contam também com "Encanto", de Jared Bush, Óscar de Melhor Longa-Metragem de Animação, e "The Windshield Wiper", como Melhor Curta-metragem de Animação.

O Óscar de Melhor Guarda Roupa foi entregue a Jenny Beavan, pelo filme "Cruella", batendo o luso-canadiano Luís Sequeira, nomeado nesta categoria pelo filme "Nightmare Alley - Beco das Almas Perdidas", do realizador mexicano Guillermo del Toro.



Os outros óscares já entregues foram para "The Long Goodbye", Melhor Curta-Metragem, "The Queen of Basketball", Melhor Documentário em Curta-metragem, e "The Eyes of Tammy Faye", Melhor Caracterização.

A Academia de Cinema dos Estados Unidos decidiu, este ano, anunciar oito prémios antes da transmissão televisiva, com o objetivo de agilizar a cerimónia e melhorar as audiências.

Durante a cerimónia, foi cumprindo um minuto de silêncio de apoio ao povo ucraniano, com apelos à ajuda humanitária. Nesta edição, várias celebridades marcam presença envergando adereços com as cores da Ucrânia.


por Lusa e Renascença | 28 de março de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,758,653