"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Prémio Luís Miguel Rocha entregue a Bruno Paixão no dia 7 de maio

Cerimónia decorre durante a primeira edição da iniciativa Ler em Viana. 


No dia 7 de maio, às 18 horas, a primeira edição da iniciativa Ler em Viana, no Centro Cultural de Viana do Castelo, é o palco para a cerimónia de entrega do Prémio Literário Luís Miguel Rocha. Bruno Paixão foi o vencedor desta segunda edição, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, com o apoio da Porto Editora. Os imperfeitos, obra que apresentou sob o pseudónimo Salomé Boaz, foi a selecionada entre os mais de 70 trabalhos a concurso.

Bruno Paixão nasceu em Coimbra, em novembro de 1975. Professor do Ensino Superior, é doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra. É investigador integrado do ICNOVA (Universidade Nova de Lisboa) e do CEIS20 (Universidade de Coimbra). Autor com vasta produção nos campos académico e técnico, tem em Os imperfeitos a sua primeira incursão na ficção.

O premiado assume que foi "surpreendido pela notícia, que recebeu com grande felicidade" e revela alguns detalhes sobre a obra: "este livro é, de certa forma, um livro de sonhos e utopias, exposto ao realismo mágico, que repara nas coisas mais vulgares e pueris e converte-as em enormezas, que procura o bizarro que há em nós. É um romance que poderia também ser uma novela, que procura ser uma metáfora social, refletindo, num espaço fantasiado, um retrato do mundo atual – vivendo de perceções. Expõe as fraquezas da justiça, a política como um jogo viciado, e o espaço conjugal como um campo de sonhos e de necessidades."

Recorde-se que o livro Crónica Menor de Robim da Flândria, de Mário Silva Carvalho, foi o vencedor da edição inaugural deste prémio, tendo sido publicado em junho de 2021 com o título Robim de Campanhã – Um patife sedutor.

O Prémio Luís Miguel Rocha foi instituído pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em colaboração com a Porto Editora, como homenagem a este autor, procurando incentivar a criatividade literária e estimulando a produção de obras originais de escritores de língua portuguesa.

Luís Miguel Rocha nasceu no Porto, mas viveu quase sempre Viana do Castelo, onde fez os seus estudos no ensino básico e secundário, e desde cedo se dedicou em exclusivo à escrita, tendo publicado seis títulos que se encontram traduzidos em mais de 30 países. Uma das suas obras, O Último Papa, figurou no top do The New York Times e vendeu meio milhão de exemplares em todo o mundo. Morreu há 7 anos, a 26 de março de 2015, em Viana do Castelo.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,758,686