"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Coimbra volta a ter em abril o seu mês da dança

Festival Abril Dança em Coimbra começa no dia 1 e vai até dia 30, numa edição reforçada pela proximidade ao portuense Dias da Dança e à Temporada Cruzada Portugal - França.

Apresentação de Festival Abril Dança em Coimbra, que está de volta, depois de dois anos de interregno DR


É o regresso do “lugar de encontro da dança contemporânea em Coimbra”, diz o diretor do Teatro Académico Gil Vicente (TAGV), Fernando Matos de Oliveira, sobre o Festival Abril Dança em Coimbra (ADC), que está de volta, depois de dois anos de interregno. A programação, que se estende entre os dias 1 e 30 de abril, divide-se entre os palcos do TAGV e o do Convento São Francisco.

A programação desta edição do ADC espelha a diversidade “de temas, de tópicos e de inquietações” da dança contemporânea, afirmou Matos de Oliveira, na conferência de imprensa em que foi anunciado o cartaz, nesta quarta-feira, no palco do CSF. Em Coimbra, Né Barros estreia Neve – Paisagens Máquinas e Animais no dia 9 de abril. Na programação há também lugar para a estreia nacional de Soulèvement, da coreógrafa francesa Tatiana Julien (dia 20 de abril), num misto concerto, desfile de moda e boxe, e para a antestreia de Portrait of a Dancer as Velvet, de Hugo Calhim e Joana von Mayer Trindade (28 de Abril), dupla que esteve em residência artística no TAGV, em março.

Fernando Matos de Oliveira sublinha que esta edição, reforçada pela parceria com o festival Dias da Dança (com extensões a Viana do Castelo, Leiria e Mértola) e pela Temporada Cruzada Portugal - França, é também marcada por uma diversidade “de linguagens e gerações”.

Feedback, de André Braga e Cláudia Figueiredo, é o espetáculo que marca a abertura do ADC, no dia 1 de abril. A Companhia Instável apresenta Lowlands, no dia 3, e, no dia 14, Beatriz Dias sobe ao palco com Neon 80. Pantera, o trabalho de Clara Andermatt e João Lucas sobre a memória do músico cabo-verdiano Orlando Barreto, tem data marcada para dia 22 de abril.

No dia 23, espaço para uma criação da cidade, com a apresentação de Como faz a Primavera, do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC). Infiniment, da belga Europa Danse Company, sobre ao palco no dia 29 de abril. No dia 30, o espetáculo A Maior Flor do Mundo, de Hugo Cabral e Inês Gomes, com base na obra homónima de Saramago, fecha a programação do ADC.

Percurso para a profissionalização

Este é um regresso, depois de dois anos de interrupção, recordou o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, numa conferência de imprensa onde esteve também o vice-reitor da Universidade de Coimbra, Delfim Leão. Depois de um ano de 2020 em que a edição foi cancelada, o abril Dança em Coimbra de 2021, pensado ainda debaixo de uma sombra de incerteza, viu a sua programação diluída ao longo do ano.

Essa incerteza ainda não desapareceu completamente, lembrou o diretor do TAGV, fator que levou a adiar para o próximo ano alguns desenvolvimentos no festival. “Queremos voltar para a rua, para a praça”, anunciou, acrescentando que o ADC quer contribuir para abrir um caminho de profissionalização da dança, em Coimbra.

Em 2023, a intenção é abrir um processo de casting que alimente um projeto profissional de dança, dando continuidade ao trabalho iniciado por 12 escolas de dança da região, que são próximas do festival e que estão mais focadas na formação. Esse trajeto de profissionalização poderá passar pelo trabalho com um coreógrafo convidado ou por se aproximar a uma companhia residente, tendo em conta que a Companhia Paulo Ribeiro deverá fixar-se em Coimbra durante este ano.

De 1 de abril a 26 de junho, o Convento São Francisco recebe a exposição Dança Em Coimbra? Para Uma Timeline a Haver, um trabalho da historiadora Ana Bigotte Vieira e do coreógrafo João dos Santos Martins, que adaptam a Coimbra a sua cronologia comparada da dança em Portugal. Esta é uma outra versão de um trabalho que começou por ser exibido em Viseu, em 2016, e que já passou por Lisboa, Santarém e Porto.

O programa fica completo com a exibição de filmes, residências artísticas, oficinas e espetáculos para crianças.


por Camilo Soldado in Público | 23 de março de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,758,564