"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O romance de um encontro

Porto Editora publica O Maestro e a Infanta, de Alberto Riva, um romance histórico tendo como pano de fundo a paixão musical que uniu um compositor italiano e uma princesa portuguesa.


Quando Domenico Scarlatti e Maria Bárbara de Bragança se encontraram pela primeira vez, em 1720, ele era um jovem e ela uma criança. Nunca mais se separaram. Em O Maestro e a Infanta, Alberto Riva evoca não só um período de guerras, intrigas entre casas reais e conspirações, mas também a terna ligação entre estes dois amantes de música, estas duas almas em busca do seu destino. Desta amizade de 38 anos nasceram 555 belas sonatas – «um monumento à história da música», nas palavras do autor –, que mais não eram do que os exercícios do professor para a sua pupila, a expressão em notas musicais da magia desse encontro.

O livro já se encontra em pré-venda.

Descubra o livro nas palavras do autor:


 

SOBRE O LIVRO

O Maestro e a Infanta
Graças ao nascimento de Maria Bárbara de Bragança levantaram-se as paredes do Convento de Mafra. Mas a história da filha de D. João V vai muito além da conhecida promessa régia. Infanta de Portugal, casou por procuração com o herdeiro do trono espanhol e veio a ser Princesa de Astúrias e Rainha de Espanha. Nascida na luxuosa corte portuguesa, rodeada das riquezas que o ouro do Brasil ainda podia pagar, Maria Bárbara recebe uma educação privilegiada. Além de aprender vários idiomas, é discípula de um jovem compositor italiano que chegara a Lisboa em 1720. A Domenico Scarlatti, homem gentil embora pouco seguro do seu talento, cabe assegurar a educação musical da infanta, de cujos dotes artísticos o rei duvida. As suas sonatas, tocadas mais tarde pelos maiores pianistas, começaram por ser exercícios destinados à filha do rei português. E quando esta parte para Madrid para se juntar ao marido, o compositor acompanha-a, mantendo-se junto dela até ao fim dos seus dias. Mais do que a relação entre mestre e aprendiz, une-os já uma amizade a que só a morte de um deles põe fim. 

Título: O Maestro e a Infanta
Autor: Alberto Riva
Tradução: José Colaço Barreiros
Páginas: 272
PVP: 16,60€

Ver primeiras páginas 

CRÍTICA DE IMPRENSA

«Um belo romance, é preciso dizê-lo, no qual o fresco histórico, desenhado por uma mão talentosa e subtil, é o pano de fundo para uma paixão: a musical, verdadeiramente irreprimível.»
Il Corriere della Sera

«Uma escrita elegante e profunda.»
The Huffington Post

«Riva compõe este livro com uma precisão quase geométrica.»
L’Osservatore Romano

«As personagens são verdadeiros companheiros de viagem para o leitor.»
L’Eco di Bergamo

«Um exercício que só um narrador com vasta experiência tanto em música como em literatura nos pode fazer ouvir.»
L’Immaginazione

SOBRE O AUTOR

Alberto Riva
É um escritor e jornalista italiano, autor, entre outros, de Sete e Tristezza per favore vai via. Com Enrico Rava (um dos mais importantes músicos de jazz em Itália) escreveu Note Necessarie e com Stefano Bollani (pianista de jazz) Parliamo di musica e Il monello, il guru, l'alchimista e altre storie di musicisti. Colabora com a Internazionale e escreve para a revista semanal do jornal italiano La Repubblica (Il Venerdí), sobre Cultura. Vive em Milão. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,726,425