Notícias
O legado dos Benfeitores da Misericórdia de Lisboa
Os Benfeitores da Misericórdia de Lisboa são homem e mulheres que, ao longo de mais de 500 anos, contribuíram para as boas causas da instituição através dos seus legados, heranças e doações.
Para muitos personalidades desconhecidas, a eles se deve a criação de equipamentos de assistência e cuidados de saúde de excelência, como é o caso da Domingos Barreiro, em Marvila, a primeira unidade a prestar serviço à comunidade, batizada com o nome da família benfeitora.
Já Claudina Chamiço, uma das mais relevantes beneméritas da instituição, fundou o Sanatório de Sant'Ana, atual Hospital Ortopédico de Sant´Ana, na Parede.
Para cumprir a vontade expressa em testamento do benemérito Enrique Mantero Belard, a Santa Casa criou os Prémios Nunes Correa Verdades de Faria, destinados a galardoar anualmente personalidades de qualquer nacionalidade que, em Portugal, mais tenham contribuído, através do seu esforço, trabalho ou estudos, para as áreas de intervenção por ele definidas: cuidado e carinho dispensados aos idosos desprotegidos; progresso da medicina na sua aplicação às pessoas idosas e progresso no tratamento das doenças do coração.
Estas memórias, curiosidades e biografias fazem parte da Coleção Beneméritos, disponível em lojadacultura.scml.pt, ou na loja do Museu de São Roque, em Lisboa.
Em março e abril, estão em destaque os títulos que traduzem o legado pessoal, cultural e patrimonial da Misericórdia de Lisboa, com um desconto até 50% em artigos assinalados.
Venha conhecer a Cultura Santa Casa.