"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Carrazeda de Ansiães estreia cinco novos trilhos para caminhar pelo Douro

“Atravessam aldeias e lugares de elevado interesse” e levam-nos a “privilegiados miradouros sobre o rio Douro”. Concelho de Carrazeda começa a Primavera com mais caminhos para admirar natureza e património locais.

Carrazeda de Ansiães aposta no turismo da natureza_CM Carrazeda de Ansiães


O município de Carrazeda de Ansiães tem cinco novos percursos pedestres pelas paisagens e património do Douro que vão ser inaugurados com a população local durante a Primavera, divulgou a autarquia.

Este concelho do distrito de Bragança é banhado pelos rios Douro e Tua, e começou a apostar nesta oferta de turismo da natureza com os trilhos do Parque Natural Regional do Vale do Tua a que acrescenta agora novas rotas viradas para o Douro.

Os dois primeiros percursos, com o Douro no horizonte, são inaugurados no último fim-de-semana de março, no dia 27, com a realização de caminhadas com a população local, e os restantes nos meses de abril e maio, segundo a autarquia presidida por João Gonçalves.

Como salientou, “cada um dos percursos pedestres tem a particularidade de valorizar diversos pontos de interesse e elementos da singularidade do território, quer do ponto de vista patrimonial, cultural, histórico e até económico”.

Além da caminhada, estas rotas incluem vivências e conhecimentos, nomeadamente a dinamização das aldeias e contacto com as populações locais.

Estes cinco novos trilhos têm início nas aldeias de Ribalonga, Linhares, Vilarinho da Castanheira e Pinhal do Douro.

A diversidade do rio, que deu origem à mais antiga Região Demarcada do mundo e à classificação da UNESCO como Património Mundial da Humanidade, é visível neste concelho transmontano, “desde a paisagem vinhateira ao Douro mais agreste e rude”.

“São cinco Pequenas Rotas homologadas pela Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo, que algumas vezes se cruzam, quase sempre se complementam, que podem ser feitas de forma isolada ou em conjunto, que atravessam aldeias e lugares de elevado interesse e nos colocam muitas vezes em privilegiados miradouros sobre o rio Douro”, descreve a autarquia.

Estas rotas podem ser feitas guiadas ou por qualquer interessado, já que a certificação garante, segundo os responsáveis, que o caminho está devidamente sinalizado, incluindo com painéis informativos, e que existem condições para que a caminhada possa ser realizada com segurança.


por Lusa e Público | 18 de março de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,758,702