"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Esta Ferida Cheia de Peixes

Um romance comovente e admirável, Esta Ferida Cheia de Peixes, marca a estreia da jovem romancista colombiana, Lorena Salazar Masso.


A obra leva-nos, rio acima, a percorrer a selva da Colômbia, tão magnífica quanto perigosa, numa jornada de reflexão sobre a beleza e a dor da maternidade e sobre a importância da sororidade, num mundo de violência. Depois de conquistar os leitores sul-americanos e europeus, Esta Ferida Cheia de Peixes chega agora a Portugal numa edição Guerra e Paz, com tradução de Luísa Mellid Monteiro, que inaugura, lado a lado com o romance canibal Mãe Para Jantar, do norte-americano Shalom Auslander, uma nova colecção de romances elegantes, intrigantes, extravagantes e sem fronteiras: os romances de guerra e paz.
 
O que é uma mãe? Uma mãe – diz-nos Esta Ferida Cheia de Peixes – é uma coisa que dói, é ferida e cicatriz, é fingir que vences o medo. Pungente, a obra de estreia de Lorena Salazar Masso, convida-nos a acompanhar, numa prosa comunicativa e num lirismo que criam uma atmosfera viciante, a jornada de uma mãe que, rio Atrato acima, se prepara para apresentar a criança negra que criou à sua mãe biológica.
 
Este é um livro que cheira a verdade, não só pelas apaixonantes descrições da selva colombiana, que despertam um sentimento profundo de pertença a uma paisagem, mas também pelas leituras políticas profundas. Um livro em que a violência e os conflitos sociais nos são contados a partir do ponto de vista de quem a sofre. Na obra, somos confrontados com a dificuldade de se ser mulher e mãe num mundo cheio de perigos em que ganha importância as relações de cumplicidade entre as mulheres nas comunidades rurais, assim como somos confrontados com a violência terrível da selva colombiana – grandemente inspirada no Massacre de Bojayá, de 2002, que vitimou dezena e meia de jovens, num ato de repressão descontrolada das autoridades locais.
 
Um fulgurante romance, Esta Ferida Cheia de Peixes oferece-nos um mundo por vezes sonhador, por vezes muito realista, em que a ternura das imagens toca o leitor, abrindo-lhe feridas difíceis de sarar. Desde a sua publicação, em 2021, o livro tem vindo a ser aplaudido quer pelos leitores sul-americanos e europeus quer pela crítica. A revista Vogue considera-o «um brilhante romance de estreia», a revista espanhola El Cultural chama-lhe um livro «surpreendente, repleto de sororidade e impressionante». Os elogios somam-se até entre os pares. A escritora espanhola Marta Sanz, vencedora do Prémio Herralde de Novela 2015, afirmou que «Lorena Salazar escreveu música e verdade. Um belo livro».
 
Agora, a obra chega finalmente a Portugal numa edição Guerra e Paz, com tradução de Luísa Mellid Monteiro, que inaugura, lado a lado com o romance canibal Mãe Para Jantar, do norte-americano Shalom Auslander, uma nova colecção de romances elegantes, intrigantes, extravagantes e sem fronteiras: os romances de guerra e paz. Esta Ferida Cheia de Peixes estará disponível, quer na rede livreira nacional quer nas plataformas de distribuição de ebooks, a partir do próximo dia 22 de março de 2022. 
 
romances de guerra e paz
Esta Ferida Cheia de Peixes
Lorena Salazar Masso
Ficção / Romance
144 páginas · 15x23 · 15,00 €
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,726,654