"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festival Iminente: em maio em França, e em setembro em Lisboa

Festival realiza-se desde 2016 e será a quinta vez que o Iminente acontece fora de Portugal.

Um excerto da obra inédita de Vhils no palco Cave na edição de 2018_Daniel Rocha


O Festival Iminente, que junta música e artes visuais, vai acontecer em maio pela primeira vez em Marselha, França, e terá nova edição em Lisboa no final de setembro, anunciou a organização.

Em Marselha, o festival, que tem Alexandre Farto (Vhils) entre os fundadores, decorrerá a 20 e 21 de maio, no MuCEM - Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo, com “concertos, performances, instalações artísticas de grande escala e debates”.

A presença do Iminente em Marselha enquadra-se na programação da Temporada Cruzada Portugal-França.

Esta será a quinta vez que o Iminente se realiza fora de Portugal, tendo já sido programado em Londres (em 2017 e 2018), em Xangai e no Rio de Janeiro (ambos em 2019).

Em Lisboa, o festival voltará a ocupar um espaço ao ar livre na Matinha, de 22 a 25 de setembro, com uma programação - ainda não anunciada - que contará com performances, concertos e conversas com artistas portugueses e estrangeiros.

A organização do Iminente também repetirá o projeto “Bairros” - entre junho e setembro -, que consiste na realização de oficinas artísticas comunitárias em quatro bairros lisboetas: Alta de Lisboa, Bairro do Rego, Vale de Alcântara e Vale de Chelas.

Em 2021, o Iminente contou com atuações de nomes como Pongo, Ana Moura, Dino D'Santiago, Jorge Palma e Fogo Fogo, e a participação de artistas visuais como Pedro Podre, Obey Sktr, Escif, Nuno Viegas, Raquel Belli e Mariana a Miserável.

O Festival Iminente realizou-se pela primeira vez em Oeiras, em 2016, cidade à qual regressou no ano seguinte. Após duas edições em Oeiras, em 2018 o Iminente mudou-se para Lisboa, para o Panorâmico de Monsanto, onde voltou a realizar-se em 2019.

Em 2020, a pandemia da covid-19 transformou o festival na Oficina Iminente, uma residência artística que decorreu no Panorâmico de Monsanto, e com o público a fazer parte do processo criativo.


por Lusa e Público | 13 de março de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,762,187