"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Herbário, de José Guardado Moreira

A Porto Editora publica Herbário, de José Guardado Moreira. Este é o 20.º volume da coleção de poesia elogio da sombra, coordenada por Valter Hugo Mãe.


Esta obra "é uma escuta da terra, exercício telúrico que coloca o humano diante do advento imparável, paulatino e culto, da Natureza". Marcado pela atenção e pelo detalhe subtil de José Guardado Moreira, "Herbário é mais do que elogio ao funcionamento poderoso das coisas naturais, é uma aspiração à harmonia, à inclusão do humano nesse universo do qual, por prepotência suicida, tantas vezes tendemos a querer vermo-nos excluídos".

José Guardado Moreira colabora há quatro décadas com a imprensa nacional, escrevendo sobre livros. É autor de oito livros de poesia (entre os quais se inclui Herbário) e, em 1985, recebeu Prémio de Teatro da APE/Rádio Comercial.

SOBRE O LIVRO
Herbário
Esta é uma escuta da terra, exercício telúrico que coloca o humano diante do advento imparável, paulatino e culto, da Natureza.
José Guardado Moreira foi sempre poeta de detalhe subtil, atento, feito de uma delicadeza que lhe confere uma especial condição que eu diria ser marcada pelo gentil e pela inteligência de reparar.
Este Herbário é mais do que elogio ao funcionamento poderoso das coisas naturais, é uma aspiração à harmonia, à inclusão do humano nesse universo do qual, por prepotência suicida, tantas vezes tendemos a querer vermo-nos excluídos.
Não creio que seja por força nostálgica que se escreve assim. É, acima de tudo, resistência. Uma lucidez que reclama para a grandeza de existir a completude que só é possível através do respeito pelos ciclos fundamentais da vida.

por Valter Hugo Mãe 

Título:
Herbário
Autor: José Guardado Moreira
Páginas: 120
PVP: 14,40€
Coleção: elogio da sombra 

SOBRE O AUTOR
José Guardado Moreira
Nasceu a 1952, em Castelo Branco. É licenciado em Antropologia e colabora há quatro décadas na imprensa, escrevendo sobre livros.
Publicou os seguintes títulos de poesia: Os Primeiros Anos (Caminho, 1990), Ouro (Caminho, 1993), Fulgor (A Mar Arte, 1996), Profecia (Presença, 1996), Epopeia (A Mar Arte, 1999), Antes do Mundo (Alma Azul, 2002), O Jardim Perfeito (Alma Azul, 2005). Publicou ainda ficção — A Sombra do Vento (Quetzal, 1990) —, teatro — Trakhoma-Farol (Cena Actual, 1996) —, ensaio — Dar a Ler (Círculo de Leitores, 2004) — e um álbum — Aeroporto de Lisboa (Inapa, 1992 e 2002).
Em 1985, recebeu o Prémio de Teatro da APE/Rádio Comercial. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,725,877