"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Florença mostra Donatello em todo o seu esplendor

Exposição Donatello, il Rinascimento junta 130 obras e algumas nunca tinham saído das igrejas para onde foram feitas pelo mestre italiano.

Pormenor do baixo-relevo em mármore "Madonna Pazzi", actualmente no Bode-Museum (Berlim)


Alguns dos bronzes esculpidos por Donatello (1386-1466) foram retirados das igrejas italianas onde o mestre do Renascimento as instalou no século XV, dos baixos-relevos do Batistério de Siena aos da Basílica de Santo António em Pádua, para se juntarem a uma grande exposição a inaugurar este mês em Florença. Já o famoso David (1440), a escultura que se tornou no primeiro nu masculino desde a Antiguidade Clássica, também em bronze, vai surgir como o artista quis que fosse contemplada, de baixo para cima e instalada no topo de uma coluna, disse ao Art Newspaper Arturo Galansino, diretor do Palácio Strozzi, um dos locais onde abrirá já a 19 de março Donatello, il Rinascimento, juntamente com o Museu do Bargello.

A exposição está a ser vista como “histórica e irrepetível”, diz o próprio Palácio Strozzi, uma vez que junta 130 obras, escultura, pintura e desenho, com empréstimos de cerca de 50 museus e instituições em todo o mundo. Os baixos-relevos de Siena e da Basílica de São Lourenço, em Florença, estão a ser restaurados pelo Opificio delle Pietre Dure, informa o The Guardian. É a primeira vez que estas duas obras, que incluem o famoso Banquete de Herodes e as portas da Sacristia Velha, saem das igrejas onde Donatello as instalou há 600 anos, acrescenta o jornal britânico. 

“Vamos mostrar como Donatello influenciou os seus contemporâneos — Brunelleschi, Masaccio, Andrea Mantegna, Giovanni Bellini —, mas também como a sua visão artística reinou soberana até à chegada de Caravaggio. Isto nunca tinha sido feito,” disse ainda Galansino, afirmando que “as suas inovações continuaram a dominar os artistas 150 anos depois”. “Miguel Ângelo, Rafael e Leonardo — todos olharam para Donatello.”

Uma versão da exposição, sem as obras de Siena e da Basílica de São Lourenço, vai chegar a Berlim, ao Staatliche Museum, e a Londres, no Victoria&Albert Museum, respetivamente no final do verão e em 2023.


in Público | 6 de março de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,762,530