"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para a sua 5ª edição

O Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa), A Oficina (Guimarães), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo) e o Teatro Viriato (Viseu) voltam a associar-se para apoiar a produção de espetáculos de jovens artistas e companhias emergentes, através da Bolsa Amélia Rey Colaço. As candidaturas para a 5ª edição desta bolsa de criação já estão abertas e estendem-se até dia 13 de abril.


Criada em 2018, em homenagem à atriz e encenadora Amélia Rey Colaço, pelo seu importante papel na História do Teatro Português, esta bolsa realiza-se pelo 5º ano consecutivo e tem como objetivo promover a renovação da criação teatral portuguesa. Atribuída anualmente, a Bolsa Amélia Rey Colaço pretende contribuir para um aumento do acesso de jovens artistas e novas companhias de teatro a meios de produção fundamentais e a espaço de pesquisa, permitindo-lhes consolidar o seu corpo de trabalho.

Com um montante pecuniário de 22.000€, a Bolsa Amélia Rey Colaço destina-se a apoiar a produção do projeto vencedor que, nesta edição de 2022, terá ainda acesso a cinco residências artísticas e verá o seu espetáculo ser apresentado nos quatro espaços parceiros da bolsa. A estreia do projeto vencedor acontecerá a 12 de maio de 2023, n’O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, seguindo-se depois uma digressão que passará pelo Teatro Nacional D. Maria II, pelo Teatro Viriato e pel’A Oficina, em maio e junho do mesmo ano.

O período de candidaturas para a 5ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço decorre de até dia 13 de abril de 2022, podendo candidatar-se criadores nacionais e estrangeiros residentes em Portugal que, em nome individual ou coletivo, tenham assinado um máximo de cinco encenações ou criações. O anúncio do projeto vencedor será feito a 3 de junho de 2022 e a escolha estará a cargo de um júri composto pelos diretores artísticos dos quatro teatros parceiros desta bolsa.

Em quatro anos consecutivos, a Bolsa Amélia Rey Colaço apoiou já a criação de quatro espetáculos de jovens artistas: Parlamento Elefante, de Eduardo Molina, João Pedro Leal e Marco Mendonça (2018), Aurora Negra, de Cleo Diára, Isabél Zuaa e Nádia Yracema (2019), Ainda estou aqui, de Tiago Lima (2020) e Another Rose, de Sofia Santos Silva, espetáculo vencedor da edição de 2021, que estreia em junho deste ano e será apresentado no D. Maria II de 30 de junho a 10 de julho.

Mais informações e candidaturas para a 5ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço aqui.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,761,711