"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Alijó lança o primeiro festival de percursos pedestres: mais de 200 quilómetros de Tua e Douro

O concelho vai apresentar 17 novos trilhos, passando a contar com 20. Três dos novos trilhos serão celebrados durante o festival, de 11 a 13 de março, e passam por Favaios, Pinhão e o Castro do Pópulo.

Pinhão - Casal de Loivos_CM Alijó


Uma rede municipal, “com mais de 200 quilómetros” pelo vale do Tua e Douro, vai ser celebrada no I Festival de Percursos Pedestres, que decorre entre 11 e 13 de março, anunciou a câmara municipal de Alijó. A rede “interliga todas as freguesias e locais de interesse turístico, paisagístico e cultural do concelho”.

O festival serve para apresentar publicamente o projeto Alijó a Caminhar, que inclui “17 novos trilhos, que se juntam aos três já existentes”, refere a autarquia em comunicado. Durante o certame, serão inaugurados três dos novos trilhos.

“A sinalização e marcação destes itinerários paisagísticos pretende contribuir para a dinamização das economias locais e do pedestrianismo, para a manutenção e conservação dos caminhos rurais, do património e ordenamento do território em geral”, refere-se. No ano passado, Alijó anunciou a criação de novos miradouros.

Ao longo dos vinte percursos pedestres, as atrações passam, precisamente, por miradouros, além de castros e outro património arqueológico, igrejas e capelas, e muitos espaços verdes.

Para participar nas caminhadas e atividades é necessária inscrição (gratuita), no Posto de Turismo de Alijó ou no site da câmara, até 9 de março. As caminhadas são acompanhadas por guias e cada participante terá direito “a um kit do evento, que inclui seguro, t-shirt, água e fruta”.

Os percursos-estrela do festival: o PR14 “Trilho de Favaios - Alijó” (10,5 km), PR6 “Trilho das Muralhas” (10,8 km) e PR20 “Trilho de Pinhão - Casal de Loivos” (9,8 km).

Este último é “um percurso pedestre circular, com o seu início e fim no Pinhão, e com uma curta derivação para o Miradouro de Casal de Loivos” (aqui liga-se ao trilho de Casal de Loivos - Vilarinho de Cotas - Vale de Mendiz). Está na região do Cima Corgo, no coração da Região Demarcada do Douro e do Alto Douro Vinhateiro, que celebrou recentemente 20 anos, e começa junto à Estação Ferroviária do Pinhão indo até à aldeia de Casal de Loivos e seu miradouro.

Já o Trilho das Muralhas. também circular, tem início e fim na Capela de Nossa Senhora da Boa Morte (ou do Pópulo), no Castro do Pópulo. “Tem uma derivação para o local de Santa Ana/Santo Ovídio, em Ribalonga, e outra derivação para o Alto do Pópulo”, informam.

A rota de Favaios - Alijó, igualmente circular, tem início e fim em Favaios, a Aldeia Vinhateira, com “duas curtas derivações para o Castelo de Vilarelho e para o Miradouro de Santa Bárbara”. Começa no jardim do Largo Conselheiro Teixeira Sousa e liga-se aos trilhos de Sanfins do Douro - Favaios, Alijó - Senhora da Cunha e Alijó - Castedo.

As informações sobre estes e os outros trilhos podem ser consultadas na página do Turismo de Alijó.


por Fugas in Público | 28 de fevereiro de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,761,977