"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festa do Cinema Italiano vai calçar os sapatos de Salvatore Ferragamo e homenagear o cinema de Pasolini

"Qui Rido Io", com Toni Servillo DR


A 15.ª Festa do Cinema Italiano, que decorrerá entre Lisboa, Porto e nove outras cidades a partir de 1 de abril, anunciou que fará as ante-estreias nacionais dos mais recentes filmes de Luca Guadagnino, Mario Martone e Paolo Taviani. O prato forte do festival será a retrospetiva dedicada a Pier Paolo Pasolini.

Depois de ter sido mostrado pela primeira vez no último Festival de Veneza, o mais recente filme de Luca Guadagnino, Salvatore — Shoemaker of Dreams vai estar na programação da Festa, contando “a empolgante história humana, artística e empresarial” do designer Salvatore Ferragamo. Leonora Addio, de Paolo Taviani, que acaba de sair do Festival de Cinema de Berlim premiado com a distinção da crítica Fipresci (da Federação Internacional de Críticos de Cinema), vai estar também no festival, que recorda que o filme foi “escrito por Paolo Taviani durante o processo de luto da morte do seu irmão mais velho, Vittorio Taviani”.

A organização informa também em comunicado enviado às redações que contará com O Rei do Riso (Qui rido io), de Mario Martone, o filme sobre o ator e autor napolitano Eduardo Scarpetta, interpretado por Toni Servillo.

A Festa do Cinema Italiano estará este ano pela primeira vez em Lagos (de 25 a 28 de maio, na Biblioteca Municipal Júlio Dantas), que se junta à lista de cidades encabeçada por Lisboa (1 a 10 de abril no Cinema São Jorge, nos cinemas UCI El Corte Inglés e na Cinemateca Portuguesa) e completada por Cascais (1 a 3 de abril n’O Cinema da Villa), Porto (1 a 5 de abril no Cinema Trindade), Coimbra (5 a 7 de abril no Teatro Académico Gil Vicente), Viseu (5 a 8 de abril, no IPDJ — Cineclube de Viseu), Penafiel (7 a 9 de abril no Cinemax), Alverca (9 a 10 de abril, no Teatro Estúdio Ildefonso Valério), Aveiro (2 a 3 de maio no Teatro Aveirense), Caldas da Rainha (3 a 5 de maio no Centro Cultural de Congressos) e Almada (4, 11, 18 e 25 de maio no Auditório Fernando Lopes-Graça).

A retrospetiva de Pasolini, que assinala assim o centenário do nascimento do cineasta, será fruto de uma parceria com a Cinemateca Portuguesa e levará filmes, encontros e o espetáculo Orgia, com encenação de Nuno M. Cardoso, à Culturgest. Entre os filmes exibidos, quase 25, estão as cópias restauradas que também entrarão no circuito comercial de filmes como Accattone (1961), Mamma Roma (1962), Comizi d'Amore (Assembleia de Amor) (1964) e Il Vangelo secondo Matteo (O Evangelho Segundo S. Mateus) (1964), Uccellacci e Uccellini (Passarinhos e Passarões) (1966) e Edipo Re (Édipo Rei) (1967).


por Joana Amaral Cardoso in Público | 24 de fevereiro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,762,196